Participamos do

Comentarista Caio Ribeiro revela estar em fase final de tratamento de câncer

O ex-jogador foi diagnosticado com um linfoma de Hodgkin e disse que as chances de cura estão acima de 90%. "Tenho certeza que já ganhamos essa luta"
22:00 | Set. 03, 2021
Autor Mateus Moura
Foto do autor
Mateus Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ex-jogador do São Paulo, Caio Ribeiro, revelou nesta sexta-feira, através de um comunicado em suas redes sociais, que está realizando tratamento contra o Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer. Segundo o comentarista, as chances de cura são superiores a 90%.

Durante uma sessão de fisioterapia, Caio descobriu um caroço em seu pescoço. "Fui até o hospital, fiz exames, punções e saiu o diagnóstico: Linfoma de Hodgkin. Super tratável e com chances enormes (mais de 90 % de cura). Dos males o menor", disse em seu Instagram.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin do que as mulheres.

Ainda de acordo com o Instituto, os sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo e variam dependendo da região. No caso do Caio Ribeiro, quando se desenvolve no pescoço, axilas e virilha, formam-se ínguas (linfonodos inchados) indolores nestes locais.

Se a doença ocorre na região do tórax, pode surgir tosse, falta de ar e dor torácica. Quando se apresenta na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal. Outros sinais de alerta são febre, cansaço, suor noturno, perda de peso sem motivo aparente e coceira no corpo.

Já em fase final do tratamento, Caio Ribeiro irá realizar sua penúltima sessão de quimioterapia na segunda-feira, 6. "Já está no final e tenho certeza que já ganhamos essa luta. É só uma questão de tempo. A cabeça tá forte, o corpo reagindo bem e lidando bem com a medicação."

Veja o comunicado de Caio na íntegra:

Vamos passar por isso juntos. Falta pouco!

Quando vc recebe uma notícia dessas é uma porrada! Insegurança, medo… um monte de coisas passam pela sua cabeça. Eu tinha duas opções: me lamentar ou levantar a cabeça e enfrentar.

Foi na Fisio (que faço prevenção pro meu joelho) que descobri o caroço no pescoço. Obrigado, @fisiocaduramos! Vc tornou tudo muito mais fácil quando durante um alongamento achou estranho um “carocinho” no meu pescoço.

Fui até o hospital, fiz exames, punções e saiu o diagnóstico: Linfoma de Hodgkin.

Fase 1, super no começo. Localizado só no pescoço. Super tratável e com chances enormes (mais de 90 % de cura). Dos males o menor.

Fase 2, hora de dar a notícia. Essa emociona, dói o coração. O que me destrói é ver as pessoas que vc ama sofrendo por sua causa. Contei pra quase ninguém, só pra família e poucos amigos. Não gosto de dar notícia que vá deixar os outros preocupados.

Fase 3, o tratamento. Na 2a faço a penúltima sessão de quimioterapia. Já está no final e tenho certeza que já ganhamos essa luta. É só uma questão de tempo. A cabeça tá forte, o corpo reagindo bem e lidando bem com a medicação.

O mais importante é saber que tenho uma família maravilhosa, uma esposa guerreira, companheira, que tá segurando bem a barra. Te amo, amor! Meus amigos, obrigado pelo apoio!
Pai, mãe, Thaty… amo vcs!
Saber que tenho todos vcs ao meu lado é a certeza que vamos virar esse jogo. O jogo da vida!

Quero agradecer muito a @globo pelo suporte e pelo carinho durante esse momento todo. A compreensão de vcs foi fundamental!

É acreditar em Deus e na medicina!

Minha equipe médica, a equipe do Dr. Otávio, é fantástica e está me dando todo o suporte necessário.

Vejo vcs no domingo, tem Brasil x Argentina e eu vou estar lá!

 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags