Em Cuba, Lula foi diagnosticado com Covid-19 e realizou tratamento da doença

O ex-presidente e outras sete pessoas que o acompanhavam pegaram a doença na viagem à ilha

O ex-presidente Lula foi diagnosticado com Covid-19 no dia 26 de dezembro em Cuba e precisou ficar 14 dias de quarentena no país. O petista usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira, 21, para confirmar a informação e agradecer a "dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano", após passar pro tratamento na ilha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, Lula reforçou a importância da vacina para a superação da Covid-19. “Somente a vacinação da humanidade pode livrá-la do coronavírus. Basta a ignorância contra a vacina.”, disse. O ex-presidente declarou ainda que sentiu “na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS” e que está preparado para tomar a vacina assim que ela estiver disponível para todos.

Segundo informações da colunista da Folha de São Paulo, Monica Bergamo, o escritor Fernando Morais, que foi com ele à ilha, chegou a ficar internado, mas já está curado. Eles desembarcaram última quarta-feira, 20, no Brasil. Segundo a jornalista, três dias antes de embarcar, Lula e a comitiva, de mais oito pessoas, fizeram exames de RT-PCR, em que a coleta é feita com cotonete pelo nariz.

Um dia depois da chegada, todo o grupo repetiu o teste, que voltou a dar negativo. Cuba, no entanto, exige que o exame seja refeito depois de cinco dias, já que existe a possibilidade de o RT-PCR não detectar o vírus logo depois da infecção, devido ao período de incubação.

Após os exames, foi descoberto que, dos nove viajantes, oito estavam contaminados: Lula, a noiva dele, Rosangela da Silva, a Janja, Fernando Morais, o fotógrafo Ricardo Stuckert e mais quatro assessores.
O ex-presidente foi submetido a uma tomografia que acusou lesões pulmonares compatíveis com a doença. Sem sintomas, ele foi encaminhado para uma casa com os outros que testaram positivo. Apenas Fernando Morais foi para o hospital.

O petista, igual aos que apresentaram problemas pulmonares, tomou corticóides e anticoagulantes. Lula também foi orientado por médicos cubanos a tomar o imunomodulador Jusvinza, responspavel por agir em substâncias inflamatórias da Covid-19. O efeito da droga no combate aos sintomas da doença já entrou no protocolo de estudo de Cuba, que foi seguida por outros países e deve ser usado com acompanhamento médico rígido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula covid-19 exame positivo coronavírus quarentena cuba lula covid-19 cuba

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar