Relembre os ataques trocados entre Moro e Bolsonaro após ex-ministro deixar o Governo

Moro foi ministro da Justiça de Bolsonaro. No entanto, saiu do cargo em meio a acusações de que o presidente havia tentado interferir politicamente na Polícia Federal

Embora o agora senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) tenha se tornado um aliado do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), ao declarar apoio ao mandatário no segundo turno das eleições, em passado recente os dois romperam relações e trocaram duras críticas. 

Durante os dois primeiros anos do Governo Bolsonaro, o ex-juiz foi responsável pelo Ministério da Justiça. Esteve no cargo até surgir um impasse que racharia a parceria política.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Durante pronunciamento, em abirl de 2020, Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal. Logo depois revelou conversas em aplicativos de mensagens como supostas provas. A investigação girava em torno da estrutura conhecida como “gabinete do ódio”, em que atuariam o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), ambos filhos do presidente.

O episódio deu início à abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. No processo, tanto Bolsonaro quanto Moro (caso estivesse mentindo) foram investigados.

No início 2021, Moro e Bolsonaro voltaram a trocar farpas. Ao conceder entrevista para uma emissora de Pernambuco, Bolsonaro declarou que Moro “enganou o país” e que ele sempre teria interesse em chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF)

“O que ele queria era o Ministério para trabalhar para ele, para os seus propósitos. O seu propósito de poder já estava definido lá atrás e ele enganou enquanto pode. O que ele queria, naquele momento, na última conversa, de novo ele falou que trocaria. Olha que ousadia do cara: que eu poderia trocar o indicado da Polícia Federal desde que eu indicasse ele para ser ministro no Supremo Tribunal Federal. Isso não é traição, é uma covardia que ele fez”, afirmou o mandatário.

No mesmo dia, o antigo aliado rebateu: “No combate à corrupção, eu fui sabotado pelo presidente, todo mundo sabe disso. O presidente da República me convidou dizendo que eu teria carta branca para fazer o meu trabalho e consolidar os avanços contra a corrupção, disse que me mandou embora porque eu não protegi os filhos dele de investigações por corrupção, por rachadinhas. Eu jamais faria isso”.

Em dezembro do ano passado, o presidente reservou seis minutos de sua live semanal para falar mal de Sérgio Moro, a quem chamou de palhaço e mentiroso, enquanto era acusado pelo ex-juiz de comemorar a anulação dos processos de Lula, por ter ganhado dividendo políticos.

Em janeiro deste ano, ao postar vídeo no Facebook, Moro legendou: “Nunca é demais esclarecer motivos pelos quais eu saí do governo Bolsonaro. Sempre fui fiel aos princípios morais e ao povo brasileiro. Traição seria eu compactuar com a corrupção”

Em outra ocasião, desta vez ao conversar com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o mandatário imitou a voz de Moro, criticando as propostas do então pré-candidato a presidente. “Tem um idiota aí agora, não vou falar o nome dele: 'Ah, comigo a economia vai ser inclusiva, sustentável'. Esse cara passou aí um ano e pouco no meu governo, nunca abriu a boca em reunião de ministros. Sempre de boca fechada”.

Mais recente, em março, o agora senador eleito sugeriu que haveria casos de corrupção no Governo Bolsonaro, ao fazer comentários sobre uma notícia que trazia a informação de que o número de crimes de corrupção havia diminuído nos pedidos feitos por órgãos de controle ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

“Se você fechar os olhos e pensar na Lava Jato, vai lembrar facilmente de corruptos punidos. Vai lembrar dos noticiários de TV mostrando poderosos na cadeia. E hoje? Quem você lembra ter visto atrás das grades por corrupção? Há uma explicação para isso”, escreveu no Twitter.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

moro apoio bolsonaro moro acusações bolsonaro bolsonaro moro mentiroso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar