e-Título: Eleitores mostram fotos "feias" nas redes; hashtag viraliza
A aparência dos eleitores nas fotos oficiais do app e-Título foi motivo de piadas nas redes sociais dias antes do primeiro turno da eleições
Na última semana antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, o aplicativo oficial do título de eleitor, o e-Título, viralizou nas redes sociais. Isso porque as imagens oficiais de identificação do eleitor, feitas especificamente para o app, viraram memes por conta de sua qualidade.
Qualidade que nada tem a ver com a resolução das imagens, mas sim a "aparência" dos eleitores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
os mesários vendo a minha foto do e-titulo domingo pic.twitter.com/4G3m6VIrql
Muitos eleitores fizeram piadas sobre a própria aparência nas fotos, se referindo em tom jocoso ao momento do pleito, no qual é necessário fornecer documento com foto, mas que não obrigatoriamente precisa ser o e-Título.
hoje na terapia vou ter que falar do dano que minha foto feia no e-título me causou
— luscas (@luscas) September 28, 2022
top piores filmes de terror = abrir o app do e-titulo e ver a foto 3x4
— heroina do lixo (@heroinadolixo) September 27, 2022
O primeiro turno das eleições ocorrem no dia 2 de outubro de 2022, no próximo domingo. Até o sábado, dia 1º, será possível emitir o e-Título e com ele votar. O e-Título não é indispensável na hora de ir às urnas; qualquer documento oficial com foto é aceito.
Vale lembrar também que, se o seu e-Título não tiver foto cadastrada, ou se ela não estiver aparecendo, não valerá como documento para votar. Podem votar pelo app e-Título somente os eleitores com biometria cadastrada.
e-Título: como ver a foto no aplicativo?
O app e-Título pode ser baixado nas lojas oficiais de aplicativos para celulares. Após o download, podem ser visualizados dados como:
- Nome completo
- Data de nascimento
- CPF ou número de inscrição
- Nome da mãe (se constar)
- Nome do pai (se constar)
Após a disponibilização dos dados, o app pedirá que confirme algumas informações pertinentes ao cadastro eleitoral, como endereço utilizado para domicílio. Com a senha cadastrada no aplicativo, o eleitor pode ter acesso ao título de eleitor digital, e verá a foto na página inicial.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente