"Você quer me calar?": Lourdes Melo tem candidatura indeferida pelo TRE do Piauí

Candidata viralizou com memes nas redes sociais após debates com candidatos ao Governo

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) indeferiu a candidatura de Lourdes Melo (PCO) e do vice Cloves José (PCO), ambos postulantes ao governo do Estado nas eleições de 2022. A professora viralizou nas redes sociais durante debate na TV Cidade Verde, de Teresina, com os concorrentes ao Palácio de Karnak. Na ocasião, ela disse a célebre frase "ah, você quer me calar?".

"Acordam as/os Juízas/es do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por unanimidade, indeferir o presente pedido de registro de candidatura", diz trecho da decisão, que teve como relatora a magistrada Lucicleide Pereira Melo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com G1, a candidatura de Lourdes foi barrada pelo Tribunal por conta da perda do prazo para a substituição do candidato a vice-governador da chapa. Durante o processo de registro para as eleições de 2022, a coligação da professora realizou três mudanças.

Na primeira tentativa, Ronaldo Soares foi apresentado, no entanto, ele renunciou no dia 31 e homologou a decisão em 10 de setembro. A segunda concorrente registrada foi Grazielle Alves, que abdicou da disputa no dia 12, data que marcava o último dia para o registro de um novo postulante. A Justiça Eleitoral determina que alterações como essa ocorram até 20 dias antes do primeiro turno, que acontece no próximo domingo, 2 de outubro.

O novo nome apresentado, Cloves José, só ocorreu na madrugada do dia 13 de setembro, conforme informou o G1. A coligação tem até três dias para recorrer da decisão que indeferiu a candidatura.

"Nós recorremos, continuamos sendo candidatos. Dizemos também que isso é uma 'perseguição dos grandes' aí contra a nossa candidatura. Nós não vamos recuar, nós não vamos nos calar. Eles querem calar a nossa voz, a nossa participação numa eleição. Mas vamos continuar lutando", disse Lourdes Melo ao UOL sobre a decisão.

O debate que viralizou

Em agosto, a candidata viralizou nas redes sociais após rebater o mediador do debate organizado pela TV Cidade Verde, no terceiro bloco do programa.

Após ser sorteada o pelo apresentador Joelson Giordani, ela começou: “Então, gente... a gente vem para um debate desse...", dizia, quando o apresentador interrompeu: "A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora quer fazer a pergunta?". Lourdes então questionou a intervenção: "Ah, você quer me calar? É porque eu tenho que", dizia quando o áudio do microfone foi cortado.

"Você quer proteger os candidatos?", perguntou na sequência ao apresentador, que negou e respondeu: "Pelo contrário, eu quero que a senhora diga para quem vai fazer a pergunta". A cena logo foi compartilhada em larga escala nas redes sociais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 lourdes melo lourdes melo piaui você quer me calar governo do piuaí eleições no piaui tre pi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar