São falsos mensagem e áudio que falam sobre indeferimento da candidatura de Elmano e Camilo

Conteúdo que circula via WhatsApp desinforma ao dizer que os candidatos petistas estão fora do pleito eleitoral por decisão de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

São falsos uma mensagem e um áudio que circulam nas redes sociais que consideram os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Camilo Santana (PT) fora do pleito eleitoral. Os petistas disputam, respectivamente, o Governo do Ceará e o Senado Federal. O conteúdo alega que a decisão teria partido de um desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A mensagem traz o seguinte:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mensagem com conteúdo desinformativo
Mensagem com conteúdo desinformativo (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A mensagem que circula em grupos de WhatsApp acompanha um áudio que defende o teor da decisão falsa da Justiça Eleitoral. No conteúdo, uma voz não identificada fala o seguinte:

A manobra deles era que tinha verbas para prefeitura, umas emendas, e as emendas só iam pra aquele prefeito se ele tirasse foto com o Elmano. Que dava dando apoio ao mano que é do PT e aí quando tirava a foto comprometia tudo nessas questões aí o dinheiro chegava, aí eu tocar verba. Ele estava com essa manobra aí em alguns municípios. A gente viu o Elmano crescendo na pesquisa e ninguém sabia o porquê.

Porque o Elmano apagado totalmente na questão política como o PT e aí de repente o cara Juazeiro pra aquele lado lá onde eles mandam, Crato e tal, Iguatu, que o prefeito também foi cassado, o vice também, inclusive que entraram com recurso e perderam agora essa semana e era uma das pessoas envolvidas também.

Então eles estavam com essa manobra aí. Foram denunciados e aí saiu aí o resultado desse abuso de poder. Não é? E pelo menos freou e vão recorrer é claro, né? Quando chegar lá em cima na turma, mas pode ser tarde também que a eleição está aí em cima né? Mas o fato é que é verdade, sim. A coisa estava sendo nessa forma aí. Comprometia o prefeito aí mandava, tirava foto, mandava tudo, e aí mandava a emenda. Aí essas coisas aí que estava acontecendo mesmo e é verdade.

Checagem - Conteúdos falsos

Ao contrário do que diz a mensagem e o áudio, as candidaturas de Camilo e Elmano não foram indeferidas. Em resposta ao O POVO, o TRE-CE desmentiu a alegação. Além disso, o nome dos petistas aparecem no site sobre Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, da Justiça Eleitoral, como deferidas pelo Tribunal Superior Eleitorial (TSE). 

Checagem
Checagem (Foto: Reprodução)

Checagem
Checagem (Foto: Reprodução)

Camilo Santana e sua candidata a segundo suplente, Janaina Faria, são réus na ação movida pela coligação de Roberto Cláudio, que traz uma denúncia de suposto uso de convênios em benefício da candidatura de Elmano ao Palácio da Abolição nas eleições de 2022. Uma ação movida pela coligação "Do povo, pelo povo e para o povo", encabeçada por RC, denuncia “recorrente abuso de poder político e econômico” por parte dos adversários.

Na ação, há uma série de denúncias de “benesses” que estariam sendo ofertadas a prefeitos que apoiam a campanha do petista como “serviços, programas e obras, contratados e executados diretamente pelo Estado”. A questão acabou resultando na busca e apreensão feita pela Polícia Federal na Superintendência de Obras do Estado, por ordem do desembargador Raimundo Nonato, Corregedor Eleitoral.

Em sua última decisão, o magistrado, em “decisão interlocutória” na última terça-feira, 21, condenou o Estado do Ceará a uma multa de R$ 1.200.000 por descumprimento de decisão judicial, quando não entregou toda a documentação determinada por ele. Na ocasião, o magistrado negou o pedido de anulação da busca e apreensão feita na Superintendência de Obras do Estado, feito pelo ex-governador Camilo Santana.

Na última semana, o TRE-CE assumiu que já tinha, de fato, garantido os documentos que motivaram a operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da SOP do Governo do Ceará. Em pequena nota, o TRE se manifestou e destacou que abriu um procedimento administrativo para investigar “eventuais responsabilidades”.

Por decisão do mesmo desembargador, uma audiência foi marcada para tomada depoimentos na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, propostas pela coligação do candidato Roberto Cláudio, sob a alegação de abuso do poder político e econômico em favor da candidatura de Elmano de Freitas. Uma das testemunhas a ser ouvida, como “testemunha do juízo” será o prefeito do município de Aracati, Bismarck Maia, um dos que teriam sofrido represália por não ter aceitado a pressão para apoiar a candidatura de Elmano.

Logo, com as investigações em andamento, ainda não há nenhuma comprovação de que a denúncia em questão tenha sido seja verdadeira, como diz o autor do áudio e da mensagem analisada, muito menos que ela tenha resultado no indeferimento das candidaturas de Camilo e Elmano.

Porque checamos

A mensagem e o áudio em questão circularam em grupos de WhatsApp. Nesta sexta-feira, 23, o ex-governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais para alegar que as informações desfavoráveis à sua campanha eram fake news. Conteúdos falsos prodem desequilibrar o embate eleitoral e induzir os eleitores a decisões baseadas em desinformação. 

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) September 23, 2022


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar