Com diferença entre institutos, agregador mostra média de pesquisas da eleição no Ceará
Nos dados agregados, Wagner tem 35%, Elmano fica com 23% e Roberto Cláudio, 22%
Pesquisas para o Governo do Ceará divulgadas entre a quinta e esta sexta-feira, 23, mostraram resultados discrepantes. Ferramentas para buscar reduzir o impacto dessas diferenças, os agregadores de pesquisas reúnem dados de várias organizações para buscar uma síntese. Conforme os dados atualizados do Agregador O POVO, o candidato de oposição ao Governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil) está estável na dianteira da disputa, totalizando 35% das intenções de voto. Faltam nove dias para o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Os dois outros candidatos competitivos, conforme pesquisas de intenção de voto, estão empatados em segundo colocado. Elmano Freitas (PT) está numericamente à frente, com 23%, seguido do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), 22%, indica o agregador. ASSINANTE O POVO MAIS ACESSA O AGREGADOR AQUI
As últimas pesquisas publicadas mostram resultados distintos, que permitem diferentes compreensões sobretudo a respeito do futuro na disputa de RC. A pesquisa Ipespe, encomendada por O POVO, mostrou Wagner com 37%, Elmano com 28%, Roberto Cláudio com 19%, distante do petista e, portanto, da briga pelo segundo turno.
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Já o Ipec, o antigo Ibope, contratado pela TV Verdes Mares, apresenta Elmano numericamente à frente de Wagner, num cenário de 30% a 29%, com Roberto Cláudio totalizando 22% das intenções de voto. Por esta consulta, abre-se a possibilidade de projetar uma virada de RC não mais exclusivamente sobre Elmano, mas sobre Wagner.
Nesta sexta-feira, a pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record, mostra Wagner e Elmano com 31% e Roberto Cláudio com 20%.
Entenda o agregador
O Agregador de Pesquisas O POVO compila os resultados das sondagens divulgadas por diferentes institutos e aplica medidas estatísticas como médias simples, ponderada e móvel, o que permite avaliar as tendências apresentadas pelas pesquisas eleitorais a partir de uma perspectiva mais ampla.
O modelo desenvolvido pela Central de Jornalismo de Dados O POVO (DATADOC), considera, em dias com uma ou mais pesquisas, a média simples das pontuações do candidato. Para os dias subsequentes sem pesquisas registradas, é atribuída a pontuação do candidato no dia imediatamente anterior.
Dessa forma, as datas com mais pesquisas têm influência superior na etapa final e os resultados muito discrepantes, um impacto reduzido nas linhas de tendência do agregador.
Na etapa final, quando se calcula a média móvel ponderada dos últimos 15 dias, considerando as médias diárias e os pesos atribuídos nos passos anteriores — uma janela de tempo de 15 dias consegue minimizar o impacto de períodos com poucas pesquisas coletadas. Acesse aqui a página de metodologia para mais detalhes.
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