Pesquisa Ipespe Ceará: veja simulações de 2º turno na disputa pelo governo

Projeções de segundo turno na eleição para governador do Ceará consideram eventuais cenários envolvendo os candidatos Capitão Wagner, Elmano Freitas e Roberto Cláudio

A nova rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará projetou três simulações de segundo turno envolvendo os candidatos melhores posicionados no levantamento divulgado nesta quinta-feira, 22, pelo O POVO. Veja abaixo quem leva vantagem nos cenários envolvendo Capitão Wagner (UB), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT).

Quando a simulação é entre Capitão Wagner e Roberto Cláudio, há seis pontos de diferença entre os candidatos. Na simulação entre Wagner e Elmano a diferença é de quatro pontos. Já num eventual segundo turno entre Roberto Cláudio e Elmano, a diferença registrada foi de um ponto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Capitão Wagner x Elmano Freitas

Wagner: 46% (=)
Elmano: 42% (+2)
Nenhum / branco / nulo: 7% (-2)
Não sabe / não respondeu: 5% (-1)

Capitão Wagner x Roberto Cláudio

Wagner: 45% (+3)
Roberto Cláudio: 39% (-2)
Nenhum / branco / nulo: 12% (=)
Não sabe / não respondeu: 4% (-1)

Elmano x Roberto Cláudio 

Elmano: 37% (+1)
Roberto Cláudio: 36% (-2)
Nenhum / branco / nulo: 21% (+1)
Não sabe / não respondeu: 6% (=)

Números que não fecham 100% se devem a arredondamentos.

A pesquisa Ipespe contratada pelo O POVO foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado via telefone, pelo sistema Cati Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

Veja análise da pesquisa Ipespe: 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa Ipespe Ceará pesquisa Ceará eleições 2022 eleições Ceará segundo turno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar