"Fato ou boato": ferramenta do TSE permite ao eleitor fazer checagem pelo WhatsApp

Tribunal resgata ferramenta utilizada nas eleições de 2020, com o intuito de reforçar o combate a desinformação quanto ao processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu relançar, no início deste mês, a ferramenta “Fato ou boato”, desenvolvida em parceria com o WhatsApp. A partir dela, o eleitor pode sanar dúvidas sobre conteúdos das eleições que porventura sejam de natureza duvidosa.

O serviço, que tem por principal finalidade reforçar o combate à desinformação, foi lançado em 2020 e renovado este ano. Mais de meio milhão de inscritos já podem realizar pesquisas sobre termos na conta oficial do TSE, o que auxilia na consulta por informações sobre o processo eleitoral que já foram checadas por agências parceiras da Justiça Eleitoral, como a Agência Lupa, a Aos Fatos, o projeto Comprova e o Estadão Verifica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como fazer a checagem?

O usuário só precisa enviar o assunto ou link em questão que possua relação com o processo eleitoral para que a checagem seja feita. A inteligência artificial faz uma busca e traz conteúdos já conferidos sobre o tema.

Se porventura o conteúdo relacionado não tiver correspondência com algum conteúdo já verificado, a informação é direcionada para o grupo de checadores de fatos e o eleitor cadastrado será notificado quando o conteúdo estiver disponível.

Para usar o tira-dúvidas do TSE, basta enviar um “oi” para o número (61) 99637-1078 no WhatsApp. O instrumento foi desenvolvido de forma gratuita pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

checagem eleições fato ou boato TSE desinformação whatsapp

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar