"Fundo de combate à pobreza é usado para outros fins, diz RC; Elmano rebate
Candidatos discutiram o Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop - na primeira rodada de perguntasDurante a pergunta de abertura do debate desta segunda-feira, 12, promovido pelo O POVO, o candidato a governador do Ceará pelo União Brasil, Capitão Wagner, perguntou ao candidato pedetista Roberto Cláudio o que ele fará, caso eleito, com os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop.
“Candidato Roberto Cláudio, foi criado ao longo do tempo no Ceará o Fundo Estadual de Combate a Pobreza, política importante que infelizmente ao longo dos anos foi desvirtuada, e por conta disso muito dinheiro arrecadado por esse fundo tem sido destinado para outros fins”, começou Wagner. "A maior prova é que no último governo tivemos o aumento de 288 mil pessoas entrando na extrema pobreza, como é que o senhor vai usar o Fecop?”, perguntou ao adversário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Esse é um tema que eu tenho trazido recorrentemente ao debate, esse fundo é para combater emergencialmente e estruturalmente a pobreza, que tem aumentado no Ceará”, respondeu o candidato do PDT.
“É preciso uma política de um lado uma política de crescimento arrojada, ousada, mas do outro uma ação emergencial para enfrentar esta pobreza”. O candidato ainda afirmou que o recurso do fundo “financia feira agropecuária e material esportivo”.
Apoiado pelo ex-governador do Ceará, Camilo Santana, Elmano de Freitas (PT) rebateu as acusações do pedetista. “Eu preciso repor um pouco a verdade nesse debate, é fato que o Fundo de Combate à Pobreza é muito importante no Ceará”, começou. “O candidato que fez a pergunta, Wagner, não disse que a bancada dele na Assembleia votou para tirar 200 milhões de reais do Fundo”, disparou o candidato petista.
Em seguida, Elmano relembrou o apoio de Roberto Cláudio a Camilo Santana, durante os dois mandatos. “O outro candidato (Roberto Cláudio) passou oito anos dizendo que o governador Camilo Santana era o melhor do Brasil, agora ataca até o fundo”. Em seguida, o petista defendeu que o Fundo se destina ao pagamento do Vale Gás e Mais Infância, além de políticas de assistências sociais.