TSE nega pedido de Bolsonaro para barrar propaganda de Lula sobre imóveis

Petista replica matéria do UOL mostrando que ao menos 51 imóveis pelo presidente e familiares foram negociados com dinheiro em espécie

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, para barrar uma propaganda veiculada pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista divulgou uma matéria do UOL mostrando que cerca da metade dos bens do político e seus familiares foi adquirido nos últimos 30 anos com uso de dinheiro em espécie.

"A investigação da imprensa revelou outro escândalo: 51 desses imóveis foram pagos em dinheiro vivo, no valor atualizado de R$ 25 milhões. De onde vem tanto dinheiro vivo da família Bolsonaro? É um escândalo tamanho família", diz trecho do material. O vídeo de 30 segundos já circula pelas redes sociais desde o último fim de semana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No processo, a defesa do chefe do Executivo argumenta que as inserções "transmitem ao público fatos inverídicos e gravemente descontextualizados". “Produzida mediante mecanismos sofisticados de indução de pensamentos negativos sobre candidato adversário, degrada a boa imagem do representado, ambicionando imputar, no seio do eleitorado, de forma absolutamente descontextualizada e e vil, a (falsa) sensação de que ele e seus filhos são agentes políticos desonestos”, diz trecho da ação publicada pelo UOL.

A argumentação, no entanto, foi rejeitada pelo ministro do TSE Paulo de Tarso Vieira Sanseverino. “Em análise superficial, típica dos provimentos cautelares, observa-se que a publicidade questionada se baseia, conforme reconhece a própria representante, em matéria jornalística divulgada na imprensa pelo portal UOL, na data de 30.8.2022, de modo que a veiculação impugnada não transmite, como alegado, informação gravemente descontextualizada ou suportada por fatos sabidamente inverídicos”, afirma o magistrado na decisão.

Lula e Bolsonaro são os líderes das pesquisas de intenção de voto para presidente nas eleições de 2022. Conforme o Agregador de Pesquisas do O POVO, ferramenta que reúne os levantamentos eleitorais, o petista lidera a corrida presidencial com 45%, dez pontos percentuais a mais que seu adversário, que tem 35%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 eleições presidenciais tribunal superior eleitoral tse lula jair bolsonaro bolsonaro imóveis bolsonaro dinheiro vivo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar