Pesquisas: saiba o que é o Ipec e por que o Ibope acabou

Ipec foi criado por ex-executivos do antigo Ibope, que encerrou as atividades após 79 anos de existência

CONFIRA O RESULTADO DA NOVA PESQUISA IPEC, COM LULA COM 44% E BOLSONARO, 31%

O Ipec, Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, que divulga pesquisa para presidente nesta segunda-feira, 5, foi criado por dirigentes egressos do antigo Ibope. Para entender o novo instituto, é preciso entender o que aconteceu com a mais tradicional empresa de pesquisas de opinião no Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ibope se dividia em dois: Ibope Media, voltado para medir audiência de programas de televisão e o Ibope Inteligência, voltado para pesquisas de mercado, opinião e política. Ambos eram administrados pela família Montenegro.

Em 2014, o grupo internacional Kantar Group comprou a Ibope Media. A negociação deu origem à Kantar Ibope Media, que ainda existe. A família Montenegro então ficou à frente do Ibope Inteligência até janeiro de 2021, quando anunciou o encerramento das atividades do instituto, que perdurava havia 79 anos.

O fim do Ibope que atuava com pesquisas eleitorais se deveu ao término do acordo de licenciamento com a Kantar Group. Na época, a Kantar explicou a situação por nota: “Em decorrência do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca Ibope pela Kantar, a marca Ibope/Ibope Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro”.

Após o encerramento do Ibope Inteligência, a CEO da empresa desde 2010, Márcia Cavallari, afirmou que iria se juntar a outros executivos e abriria uma outra empresa de pesquisa, para dar continuidade às pesquisas de mercado, opinião e política. É aí que surgiu o Ipec.

A companhia, fundada em fevereiro de 2021, teria "a mesma capacidade operacional, técnica, metodológica e de atendimento aos clientes" do antigo Ibope. É graças a tudo isso que a nova empresa pretende herdar a credibilidade do antigo instituto, afirmou ao UOL Marcia Cavallari, na época.

Segundo ela, o Ipec tem agora oito sócios, incluindo Carlos Augusto Montenegro, o único membro da Família Montenegro, responsável pelo Ibope desde os anos 1970, a se envolver com o Ipec.

Em junho de 2021, o Ipec realizou a primeira pesquisa para as eleições presidenciais deste ano. No levantamento, o instituto trazia o petista Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, com 49% das intenções de votos, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

o que é ipec ibope acabou porque ibope acabou ipec é ibope marcia cavallari

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar