Presidente do PT minimiza pesquisa Ipec e diz que Elmano assumirá a liderança em breve
Antonio Filho, o Conin, acredita que Elmano vai ultrapassar os dois concorrentes e chegar ao segundo turno com a maior votação
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Antonio Filho, o Conin, minimizou o resultado da pesquisa Ipec, divulgada nesta quinta-feira, 1º, que aponta Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT) empatados tecnicamente na liderança e Elmano Freitas (PT) na terceira posição. Conin afirmou que a pesquisa é "um simples retrato do momento" e disse estar confiante de que o candidato petista vai ultrapassar os dois concorrentes na disputa.
"Nós estamos muito tranquilos e seguros de que Elmano estará no segundo turno e em primeiro lugar", respondeu ele ao ser questionado sobre os números da pesquisa. Ele diz que, para superar os adversários, Elmano vai intensificar as atividades com a militância na Capital e no Interior.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O dirigente ainda ressaltou que o candidato conta com o apoio de mais de 112 prefeitos e terá, na reta final da campanha, um grande comício com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Estamos a confirmar apenas a data, mas já temos a certeza de que ele estará aqui para fortalecer ainda mais a nossa campanha".
O levantamento feito pelo Ipec aponta Capitão Wagner com 32% das intenções de voto, contra 28% de Roberto Cláudio e 19% de Elmano. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Wagner e RC estão tecnicamente empatados na liderança. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 eleitores entre os dias 19 e 31 de agosto em 56 municípios cearenses.
Pesquisa estimulada:
Capitão Wagner (União Brasil): 32%
Roberto Cláudio (PDT): 28%
Elmano Freitas (PT): 19%
Zé Batista (PSTU): 1%
Branco / nulo / nenhum: 10%
Não sabe / não respondeu: 10%
Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não pontuaram
Pesquisa espontânea:
Capitão Wagner: 15%
Roberto Cláudio: 11%
Elmano: 11%
Outros: 8%
Brancos e nulos: 6%
Não sabem: 50%