Pesquisas de 4 institutos mostram estabilidade na disputa entre Lula e Bolsonaro

Números apontam pouca variação nas intenções de voto do petista e do atual presidente

Quatro pesquisas de intenções de voto para presidente da República foram divulgadas nesta quarta-feira, 31, pelo Ipespe, Paraná Pesquisas, Poder Data e Quaest Consultoria. Embora apresentem números distintos, os levantamentos apontam cenário de estabilidade na corrida presidencial e confirmam a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL). Ambos mantiveram praticamente os mesmos percentuais de pesquisas anteriores, oscilando apenas dentro da margem de erro.

Os números da Quaest são os que indicam cenário mais favorável ao petista. No levantamento, ele soma 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 3%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) empatam numericamente com 1%. Os demais candidatos não pontuaram: Felipe D'Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

No segundo turno, o petista teria 51% contra 37% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais (p.p) para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada pelo instituto no dia 17 de agosto, Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto para baixo. Eles tinham 45% e 33%, respectivamente. A soma dos percentuais de votos para os demais candidatos passou de 10% para 13%. Brancos e nulos oscilou de 6% para 5% e indecisos permaneceu em 6%.

Pesquisa estimulada - Quaest

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Simone Tebet (MDB): 3%

Pablo Marçal (Pros): 1%

Vera Lúcia (PSTU): 1%

Felipe D'Avila (Novo): 0%

Eymael (DC): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 5%

Indecisos: 6%

Diferente da Quaest, o Paraná Pesquisas mostra um quadro de maior acirramento. O instituto aponta Lula com 41,3%, ante 37,1% de Bolsonaro. Os índices estão no mesmo patamar do levantamento divulgado no dia 24 de agosto, quando o petista tinha 41,7% contra 37% do presidente. As variações de ambos foram dentro da margem de erro, que é de 2,2 p.p para mais ou para menos.

O pedetista Ciro Gomes se estabilizou na terceira posição, com 7,7%, embora esteja muito atrás de Bolsonaro. Antes ele somava 7,3%. Já Simone Tebet oscilou negativamente, indo de 2,7% para 2,4%. Os demais candidatos não atingiram 1 p.p. No cenário de segundo turno mais provável, com Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 47,8% a 40,8%.

Pesquisa estimulada - Paraná Pesquisas

Lula (PT): 41,3%

Bolsonaro (PL): 37%

Ciro Gomes (PDT): 7,7% 

Simone Tebet (MDB): 2,4%

Pablo Marçal (Pros): 0,6%

Vera Lúcia (PSTU): 0,3%

Felipe D’Ávila (Novo): 0,2%

Sofia Manzano (PCB): 0,2%

Eymael (DC): 0,1%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0,1%

Leonardo Péricles (UP): 0,1%

Roberto Jefferson (PTB): 0,0%

Brancos e nulos: 5,9%

Não sabem ou não responderam: 4,0%

Na pesquisa do Ipespe, o quadro também é de estabilidade. Lula lidera com 43% e Bolsonaro vem na sequência com 35%. O petista ganhou 1 p.p na comparação com o levantamento anterior, publicado no dia 25 de julho, enquanto Bolsonaro manteve o mesmo percentual.

Ciro Gomes, terceiro colocado, também manteve os 9% registrados anteriormente. Já Tebet passou de 4% para 5%. No limite da margem de erro, que é de 2,2 p.p, os dois empatam tecnicamente. Os demais candidatos não pontuaram, exceto D'Avila, que manteve o 1% registrado na pesquisa de julho.

Em todos os cenários de segundo turno testados pelo instituto, Lula derrotaria os adversários: 53% a 28% contra Bolsonaro, 51% a 31% diante de Ciro e 51% a 25% numa eventual disputa com Tebet.

O levantamento ainda testou cenários entre Ciro e Bolsonaro, com o pedetista alcançando 48% e o presidente 42%, e Bolsonaro e Tebet, quadro em que o mandatário teria 43% contra 41% da emedebista.

Pesquisa estimulada Ipespe

Lula (PT): 43%

Jair Bolsonaro (PL): 35%

Ciro Gomes (PDT): 9%

Simone Tebet (MDB): 5%

Felipe D'Avila (Novo): 1%

Pablo Marçal (Pros): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Eymael (DC): Não foi citado

Nenhum/Brancos/Nulos/Não vai votar: 4%

Não sabe/não respondeu: 2%

No Poder Data, os números também tiveram poucas variações. A pesquisa desta quarta, 31, mostra Lula com 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.

No último levantamento, divulgado em 17 de agosto, o petista tinha o mesmo percentual e Bolsonaro somava 37%. Já Ciro cresceu 2 p.p, passando de 6% para 8%. Na sequência aparecem Simone Tebet, com 4%, e Eymael, com 1%. Os demais postulantes não pontuaram.

O cenário de segundo turno pesquisado também se manteve praticamente o mesmo, com 50% de Lula contra 41% de Bolsonaro. Antes, os percentuais de ambos eram 52% e 38%, respectivamente. As oscilações registradas ficaram dentro da margem de erro, de 2,2 pp.

Pesquisa estimulada - Poder Data

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 36%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Simone Tebet (MDB): 4%

Sofia Manzano (PCB): 1%

Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%

José Maria Eymael (DC): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Pablo Marçal (Pros): 0%

Leonardo Péricles (UP): 0%

Vera Lucia (PSTU): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Branco/nulo: 3%

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula e bolsonaro pesquisas lula e bolsonaro resultado pesquisas pesquisas eleitorais pesquisas eleições 2022 pesquisas brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar