Citado por Ciro, episódio em que Bolsonaro foi assalto no Rio aconteceu nos anos 90

O fato realmente aconteceu, no ano de 1995, quando o então deputado federal Jair Bolsonaro tinha 40 anos. Parlamentar foi assaltado por dois bandidos armados em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enquanto estava parado em um semáforo.

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, relembrou, durante debate entre os previdenciáveis deste domingo, 28, um episódio que aconteceu há quase trinta anos. O pedestista relatou o momento em que o então deputado federal Jair Bolsonaro (PL) foi assaltado por dois bandidos armados em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enquanto estava parado em um semáforo. 

O fato realmente aconteceu, no ano de 1995, quando Bolsonaro tinha 40 anos. Na ocasião, o atual presidente, além da moto, perdeu ainda a pistola que tinha deixado embaixo da jaqueta. O roubo da moto Honda Sahara 350 e da pistola Glock 380 ocorreu enquanto o então parlamentar panfletava na Zona Norte do Rio de Janeiro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

À época, o atual presidente prestou queixa e logo depois partiu com duas viaturas policiais rumo à Favela do Jacarezinho, próxima ao local do assalto. Bolsonaro foi procurado pela imprensa após o ocorrido e disse que se espantou com a ação dos assaltantes.

Mesmo com 50 policiais enviados pela Secretaria de Segurança Pública, com profissionais de delegacias e departamentos especializados, o noticiário da época informou que ação foi mal sucedida. A moto foi encontrada apenas três dias depois por integrantes da 9º Batalhão da Polícia Militar, porém, sem placa nem retrovisores, na Praça Roberto Carlos, na favela de Acari. 

Em 2018, Bolsonaro relembrou o episódio e  chegou a reafirmar que foi “rendido” na sua última participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. O presidente concedeu entrevista durante sua campanha à Presidência da República. Na ocasião, o deputado foi questionado sobre sua defesa ao porte de armas pela jornalista da Folha de S. Paulo, Daniela Lima.

“O senhor é um militar treinado, me parece que sua capacidade atlética física é elogiada inclusive nos registros dos militares, o senhor não foi capaz de reagir armado tendo esse treinamento. Porque que eu ou o Lessa [jornalista] que não temos treinamento ficaremos mais seguros com uma arma dentro de casa?”, questionou a jornalista, após citar o assalto ao parlamentar. 

Bolsonaro respondeu: "Eu fui assaltado, sim, eu estava em uma motocicleta, fui rendido, dois caras, um desceu e me pegou por trás, o outro pela frente. Dois dias depois, juntamente com o 9º Batalhão da Polícia Militar, nós recuperamos a arma e a motocicleta e por coincidência o dono da favela lá de Acari, onde foi pega… foi pego lá, lá estava lá, ele apareceu morto, um tempo depois, rápido". 

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bolsonaro assalto presidente roda viva debate

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar