Camilo ironiza derrotas de Elmano: "Perdi duas vezes e virei governador"

O candidato do PT destacou que tanto Lula quanto Camilo foram derrotados em disputas majoritárias antes de suas eleições como presidente e governador

O ex-governador Camilo Santana (PT) ironizou histórico de derrotas eleitorais do candidato do PT ao Governo do Ceará, Elmano Freitas, em disputas pelas prefeituras de Fortaleza e de Caucaia. “Eu fui candidato a prefeito duas vezes, perdi as duas, e virei governador do Estado. O Elmano está no mesmo caminho”, brincou, provocando risos da plateia.

A fala ocorreu durante entrevista com Camilo, Elmano e a candidata a vice Jade Romero (MDB) na rádio Campo Maior, durante passagem por Quixeramobim, no Sertão Central. De fato, Camilo foi candidato a prefeito de Barbalha em 2000 e 2004, ficando na 4ª colocação na primeira vez e em 2º – atrás apenas de Rommel Feijó – na segunda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já Elmano disputou em 2012 pela Prefeitura de Fortaleza, sendo derrotado no 2º turno por Roberto Cláudio (PDT), hoje candidato ao Governo do Ceará pelo PDT. Em 2020, ele entrou na disputa pela Prefeitura de Caucaia, mas acabou na 4ª posição da eleição que acabou com a vitória do então opositor Vitor Valim (sem partido), que hoje apoia o petista.

Frequentemente lembrado por adversários, o histórico de derrotas foi minimizado por Elmano, que lembra o caminho do ex-presidente Lula (PT) até a Presidência. “Estou no PT desde os 16 anos. Fiz junto a 1ª campanha do Lula e perdemos, perdemos a 2ª, perdemos a 3ª. Depois de três derrotas, ajudei a eleger o melhor presidente da história”, diz.

"Então o Lula perdeu três, e o Camilo que está aqui ao meu lado também perdeu duas, mas virou o melhor governador da história do Ceará. Se perder duas ou três é requisito para ser o melhor, acho que comecei bem", ironizou o candidato petista.

Na entrevista e em evento em Quixeramobim, Camilo destacou ainda que, caso seja eleito junto com Lula, Elmano terá oportunidade de governar alinhado com o presidente, algo que o ex-governador diz não ter conseguido durante a maior parte dos mandatos. “Eu não tive oportunidade de governar tendo um presidente parceiro. Imagina a gente tendo Lula presidente e o Elmano junto com ele”, diz.

O ex-governador também lamentou situação do atual prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT), hoje aliado de Roberto Cláudio na eleição para governador. “Eu lamento isso, porque o mínimo que a gente espera de uma parceria é que tenha pelo menos um diálogo. Eu esperava, e espero, pelo menos uma relação de respeito, até por todas as parcerias que fiz com o prefeito Cirilo”, desabafou.

“Era só chegar para o outro e dizer ‘olha, infelizmente não vai dar para apoiar o seu candidato, por isso, por isso’. Qual o motivo para não apoiar o candidato do Camilo em Quixeramobim? Por todas as parcerias que nós fizemos aqui no Quixeramobim? Acho que ele pode decidir, mas tinha que ter pelo menos respeito”, conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elmano Freitas Camilo Santana eleição 2022 eleição Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar