Saiba de onde surgiu a expressão "tchutchuca do Centrão", que incomodou Bolsonaro

Expressão foi utilizada por Youtuber ao confrontar o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (18)

Desde a última quinta-feira, o vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) puxa o youtuber Wilker Leão para tentar tomar seu celular repercute nas redes sociais. Bolsonaro agarrou Leão pela camisa e pelo braço após ser chamado de “tchutchuca do Centrão”. O episódio ocorreu nas imediações do Palácio do Planalto, onde o presidente costuma conversar com apoiadores.

Wilker Leão tem 125 mil seguidores no TikTok e 13 mil no Youtube, e ganhou notoriedade ao questionar eleitores de Bolsonaro e criticar o governo do atual presidente. A expressão “tchutchuca” usada por ele foi utilizada antes como crítica a membros do governo de Bolsonaro. O deputado federal do Paraná pelo PT, Zeca Dirceu, usou o o termo para fazer críticas ao ministro da Economia Paulo Guedes e, agora, comentar a confusão no Palácio do Planalto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) August 18, 2022

O atual Centrão surgiu em 2014, sob o comando de Eduardo Cunha, preso por corrupção na Operação Lava Jato.

A comparação entre "tchutchuca" e "tigrão" vem de uma canção do Bonde do Tigrão, grupo de funk carioca dos anos 2000. Em "Tchu Tchuca", o grupo canta "vem tchutchuca linda; senta aqui com seu pretinho; vou te pegar no colo; e fazer muito carinho" e "vem, vem tchutchuca; vem aqui pro seu Tigrão".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jair Bolsonaro (PL) Centrão youtube wilker leão bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar