Debate do consórcio de imprensa é suspenso após Lula e Bolsonaro não confirmarem presença
Fazem parte do grupo os veículos O Globo, Valor, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL
O consórcio de imprensa anunciou nesta quinta-feira, 11, a suspensão do debate que iria realizar entre os candidatos à Presidência da República, marcado para o dia 14 de setembro e que seria transmitido de forma conjunta (denominado de 'em pool') entre os veículos que fazem parte do grupo: O Globo, Valor, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.
Conforme as regras estabelecidas pelo consórcio de imprensa, iriam participar do debate os quatro candidatos mais bem colocados segundo as pesquisas de Ipec — antigo Ibope — e Datafolha da semana anterior ao evento. O momento democrático iria ocorrer a confirmação de no mínimo três dos quatro primeiros concorrentes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entretanto, as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), até as 23h59min de quarta-feira, 10, não se comprometeram a participarem do debate. Os dois estão na primeira e segunda colocação conforme os institutos de pesquisa. No levantamento do Ipespe no Ceará, contratado pelo O POVO, Lula tem 55%, Bolsonaro 20% e Ciro 11%.
As campanhas de Ciro Gomes (PDT), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d'Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU) confirmaram que iriam participar do debate em pool. José Maria Eymael (DC) não respondeu se estaria presente, caso estivesse entre os quatro primeiros.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente