Direção nacional do Psol intervém no Ceará e partido deverá lançar Paulo Anacé ao Senado

O objetivo do comando do Psol é garantir a candidatura do indígena Paulo Anacé ao Senado

Intervenção da direção nacional do Psol ameaça a coligação entre a sigla no Ceará e o PT, que lançou a candidatura de Elmano Freitas ao Governo do Ceará. A aliança foi anunciada na última quarta-feira, 3, com a desistência de Adelita Monteiro da corrida pelo Palácio da Abolição. O objetivo do comando do Psol é garantir a candidatura do indígena Paulo Anacé ao Senado, que havia sido descartada também na última quarta.

Grupo dentro da legenda defendeu que o Psol mantivesse a candidatura própria de Anacéa senador. Porém, numa primeira votação, foi definido que as decisões sobre manter candidaturas próprias ou fazer aliança para apoiar nomes de outro partido estariam atreladas. Ou seja: ou o Psol deveria manter candidatura ao governo e ao Senado, ou retirava ambas para fazer aliança. A segunda votação deliberou pela retirada tanto da candidatura de Adelita Monteiro a governadora quanto a de Paulo Anacé a senador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Adelita estava de acordo com a retirada para apoiar Elmano. Porém, Anacé não foi a favor de sair da disputa para apoiar Camilo Santana a senador.

Candidato a governador em 2014 e 2018 e hoje postulante a deputado federal, Ailton Lopes, lamentou a retirada das candidaturas, em particular a aliança envolvendo o MDB de Eunício Oliveira.

"Ao irem além do apoio a Elmano, retirando a pré-candidatura ao governo, decidiram ainda por participar da coligação com o MDB de Eunicio. Com isso, impuseram a retirada de nossa pré-candidatura ao Senado.

Durante a convenção do Psol Ceará, que acontece nesta sexta, às 18 horas, a direção estadual da sigla, que tem maioria, vai propor que se lance a candidatura de Anacé ao Senado e se mantenha o apoio a Elmano. Caso não se chegue ao acordo, a questão será colocada em votação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Psol eleições Ceará aliança PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar