Começa convenção de Camilo e Elmano com participação de Lula; acompanhe ao vivo

Evento do Partido dos Trabalhadores na manhã deste sábado, 30, irá oficializar candidaturas de Camilo ao Senado e Elmano ao Governo do Estado; Centro de Eventos do Ceará lota para convenção do PT

11:26 | Jul. 30, 2022

Lula participa da convenção do PT neste sábado (foto: Nathaly Kimberly)

Matéria em andamento, o texto será atualizado em breve.

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza, na manhã deste sábado, 30, sua convenção estadual sobre as eleições de 2022. O evento, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, contará com a presença do ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O petista já está no palco enquanto toca o hino nacional.

A convenção deve oficializar as candidaturas do ex-governador Camilo Santana ao Senado e de Elmano Freitas ao Governo do Ceará. O PT anunciou que concorrerá ao Abolição após o PDT decidir que o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio será o representante da sigla na corrida estadual, em preterimento à atual governadora Izolda Cela - que se desfiliou do partido após a escolha de RC. Candidaturas põe fim a uma aliança de quase 16 anos no Ceará. 

O POVO está no Centro de Eventos acompanhando a convenção do PT. Acompanhe a cobertura abaixo.

Centro de Eventos do Ceará lota à espera de Lula, Camilo e Elmano

Centro de Eventos do Ceará já reúne expressivo público à espera de Elmano, Lula e Camilo. Mais informações em: https://t.co/hoE9mQbWcz pic.twitter.com/WKLp0hraTj

— Jogo Político (@jogopolitico) July 30, 2022

Na chegada, a reportagem encontrou o Centro de Eventos do Ceará lotado para a convenção do PT. Na parte externa, ônibus de cidades do interior do Estado, como Pacajus, Palmácia e Penaforte já indicavam presença significativa de filiados e simpatizantes de todo o Ceará.

Dentro do local, materiais de campanha já indicam as alianças - que ainda estão sendo negociadas, com a disputa entre PT e PDT pelo apoio de partidos da base governista. Um dos banners mostrava fotos de Lula, Camilo e Elmano juntamente com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB).

Acrísio Sena, deputado estadual, conversou com O POVO no começo do evento. O parlamentar acredita na recomposição da aliança governista no segundo turno das eleições ao Governo do Estado. A prioridade, segundo ele, é derrotar "o capitão de lá e o capitão de cá", fazendo referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e ao deputado federal licenciado e candidato ao Abolição Capitão Wagner (UB).

De Assis Diniz, ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, é mais direto no embate entre PT e PDT. Para ele, os pedetistas devem estar "arrependidos" de achar que Camilo e Izolda estariam "no canto, rendidos". Ele acredita que o apoio entre prefeituras à candidatura de Elmano deve ser de "aproximadamente 90 até 104 prefeitos".

Apoiadores ostentavam bandeiras, camisetas e outros materiais de apoio, enquanto aguardavam pela chegada dos candidatos. Elmano e Camilo chegaram por volta das 11 horas, antes da presença de Lula.