Wagner, Elmano ou Roberto Cláudio: quem conseguiu atrair mais partidos até agora?

Rompimento da aliança governista redesenhou cenário da disputa eleitoral no Ceará

O final de semana foi de grandes definições para a disputa pelo Governo do Ceará nas eleições deste ano. Com a confirmação do rompimento na aliança governista, três candidatos ao Palácio da Abolição estão no pódio dos maiores arcos de alianças, indispensável para quem deseja enfrentar o pleito estadual de forma competitiva. 

O POVO listou quais candidatos ao governo cearense, até o momento, possuem o maior número de partidos ao seu lado. Em primeiro lugar, está o presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner (UB) - com seis partidos -, seguido do deputado Elmano de Freitas (PT) - que tem cinco siglas - e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 3. Da lista de siglas, PSDB, Cidadania - que formam federação - e Republicanos ainda não definiram qual sua posição.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Candidatos e arco de alianças

Capitão Wagner

Avante, Pros, PTB, Solidariedade, União, PL

Elmano de Freitas

MDB, PP, PV, PCdoB e PT

Roberto Cláudio

PDT, PSD e PSB*

Adelita Monteiro

Psol e Rede

Serley Leal

Unidade Popular

Zé Batista

PSTU

Chico Malta

PCB

Indefinidos

PSDB, Cidadania e Republicanos 

Quais as tendências?

O PSDB e Cidadania ainda avaliam apoiar Roberto Cláudio ou Elmano de Freitas. Atualmente ao lado de RC, o *PSB ainda pode mudar de posição e andar ao lado da candidatura petista, visto que a executiva nacional do partido compõe a federação partidária que sustenta a campanha do ex-presidente Lula (PT).

O fato colabora para que o ex-governador Camilo Santana (PT) busque, ainda nesta semana, o apoio do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ao lado de Lula, em Brasília. O petista também articula apoio do PSDB. Apesar dos tucanos defenderem que a sigla ainda não definiu rumo para as eleições, na última semana, a presença do presidente estadual da sigla, Chiquinho Feitosa, em reunião com Camilo colocou como possibilidade uma eventual composição com o PT no Ceará.

Já o Republicanos está sendo procurado por Wagner. O presidente estadual do partido, o vereador Ronaldo Martins, deve se encontrar com o líder da oposição nos próximos dias. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar