Ciro apoiou Elmano na disputa pela prefeitura de Caucaia em 2020: "Tem experiência"

Na ocasião, o petista disputou a prefeitura de Caucaia e Ciro chegou a gravar um vídeo afirmando que Elmano estaria "qualificado para salvar Caucaia de uma aventura"

O rompimento entre PT e PDT no Ceará jogou luz sob alguns personagens já conhecidos no tabuleiro político do Estado. Após as divergências em torno do nome que representaria o grupo governista, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) foi anunciado, pelo ex-governador Camilo Santana (PT), como pré-candidato ao governo e deve competir contra o candidato do PDT, Roberto Cláudio.

Favorito do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), RC foi oficializado como candidato no último fim de semana durante a convenção do partido. A escolha ocorreu após uma série de divergências em torno dos nomes do próprio RC e da governadora Izolda Cela (PDT), apoiada pelo PT e por alas pedetistas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cenário atual é distinto do que foi registrado há cerca de dois anos, quando o Ciro apoiou publicamente Elmano nas eleições de 2020. Na ocasião, o petista disputou a prefeitura de Caucaia e Ciro chegou a gravar um vídeo afirmando que Elmano estaria “qualificado para salvar Caucaia de uma aventura”.

À época, Elmano sequer passou para o segundo turno, vencido pelo atual prefeito Vitor Valim, e voltou a exercer seu mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Elmano já enfrentou Roberto Cláudio, então no PSB, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012, mas foi derrotado.

Antes aliados, petistas e pedetistas devem medir forças no primeiro turno do pleito de outubro. Além deles, devem estar na disputa pelo Palácio da Abolição: Capitão Wagner (UB), Adelita Monteiro (Psol), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU).

Leia a íntegra da declaração de Ciro Gomes:

“Eu tenho boas amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia, mas olhando com muita gratidão e muita responsabilidade, eu venho lhe pedir, talvez por surpresa, que você dê uma oportunidade pra olhar as propostas de Elmano de Freitas. Amadureceu, tem experiência, tem conexões, o apoio do governador Camilo Santana, e eu resolvi apoiá-lo porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

candidato Ciro Gomes eleições 2022 eleições Ceará PT e PDT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar