Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet disputam eleitorado em Salvador

Os presidenciáveis estiveram neste sábado, 2 de julho, em Salvador, no feriado estadual do dia da "Independência da Bahia"

Os quatro principais pré-candidatos à Presidência da República nas pesquisas de inteção de votos estiveram, neste sábado, 2 de julho, em Salvador, no feriado estadual do dia da "Independência da Bahia".

A data comemora a expulsão dos portugueses das terras baianas, em 1823, consolidando a independência do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na política, o estado é chave para quem pretende chegar ao Palácio do Planalto, pois, no Nordeste, ele representa o maior colégio eleitoral, com 10,5 milhões de eleitores. 

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lider nas pesquisas, iniciou sua agenda participando do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, nas ruas de Salvador.

Ele esteve ao lado do governador da Bahia, Rui Costa (PT), do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e de sua mulher, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. 

“Eu estou com saudade e, como estamos fazendo 200 anos da Independência, eu acho que a Bahia tem muita, muita responsabilidade de consagrar e definir a Independência brasileira. Se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de três mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa Independência consagrada”, disse Lula.

 

Logo depois, o petista seguiu para a Arena Fonte Nova, para um ato com a presença do governador da Bahia, do senador Jaques Wagner (PT) e do pré-candidato do PT ao governo estadual, Jerônimo Rodrigues. O ex-presidente repercutiu seu pronunciamento nas redes sociais:

— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, pela manhã, de mais uma motociata, a partir do Farol da Barra, ponto turístico de Salvador de onde saíram os participantes da motociata, aos gritos de mito.

Ele subiu ovacionado ao trio elétrico colocado no local para que discursasse. 

No evento, Bolsonaro disse que o Nordeste é parte "importantíssima" do País.

Sobre a crise brasileira e a alta na inflação, o chefe do Planalto comentou  que as pessoas vão sentir "no ano que vem" benefícios do que ele chamou de "vitória da nossa economia".

Por cerca de uma hora, o presidente seguiu para Parque dos Ventos. Segundo a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), um bloqueio no trânsito foi feito próximo ao Farol da Barra.

O trânsito chegou a ser liberado aos poucos na medida que as motocicletas passaram pelo trecho do evento.

Em discurso, Bolsonaro voltou a criticar os governadores do Nordeste por ingressarem com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que fixa teto na cobrança do ICMS para os combustíveis.

"É inadmissível que os governadores da Região Nordeste entrem na Justiça contra a redução do ICMS. Os governadores da região que dizem ser a favor do povo", afirmou em discurso antes de motociata. 

Ciro Gomes e Simone Tebet

Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se encontraram na caminhada da festa da Independência do Brasil na Bahia neste sábado, 2.

Ambos marcaram presença na tradicional Caminhada do Largo da Lapinha, no Bairro da Liberdade, em Salvador, e exaltaram a democracia. Tiraram fotos juntos e compartilharam em redes sociais.

“Viva o Dois de Julho, com sua eterna mensagem de liberdade! Estarei, hoje, nas ruas da Cidade da Bahia, com o peito cheio de rebeldia e esperança, participando da mais popular e festiva celebração cívica brasileira", escreveu o pedetista, nas redes sociais. 

Durante sua caminhada, Ciro disse que deve anunciar sua entrada oficial na corrida eleitoral neste mês, durante convenção do PDT.

Ele comentou ainda sobre a escolha da sua chapa. "Meu vice ou minha vice só será escolhido ou escolhida em julho. Nós vamos delegar à Executiva Nacional do PDT até o último dia possível, que é o dia 6 de agosto, para as tratativas em relação ao meu vice ou à minha vice", disse o ex-ministro em entrevisa à CNN. 

Estiveram ao lado de Ciro o deputado estadual, Léo Prates, e o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça.

Na sexta-feira, 1º, ele se encontrou com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e deu uma entrevista coletiva à imprensa.

Na ocasião, o pedetsita disse que seu partido deve apoiar a campanha de ACM Neto (União Brasil) na Bahia e que a aliança no estado independe do apoio do ex-prefeito de Salvador à sua candidatura.

Simone Tebet também cumpre agenda em Salvador junto a Roberto Freire, presidente do Cidadania e que participa da coordenação da sua pré-campanha.

Após se encontrar pelas ruas da baiana com Ciro Gomes, a presidenciável publicou nas redes sociais: "Bahia é terra de todos. Democracia e civilidade. Adversário não é inimigo. O Brasil precisa de tolerância e respeito."

A senadora disse que pretende propor na próxima semana a criação de uma ouvidoria feminina em todas as estatais do País.

"Já que o compliance dessas entidades não escuta ou nem reconhece o que é um assédio moral ou sexual, uma ouvidoria feminina, com mulher ouvindo o que as outras mulheres têm a dizer, nós teremos diferença", afirmou durante evento na capital baiana. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Bolsonaro Ciro eleições 2022 presidente da república salvador dia da independência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar