RC diz que ficou "muito feliz" com elogios de Lupi, mas reforça unidade no PDT

Apesar do clima de tensão no bloco governista em torno da disputa interna entre as pré-candidaturas do PDT, o ex-prefeito reforçou a manutenção da aliança PT-PDT e pregou a unidade entre as legendas

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), quebrou o silêncio sobre os elogios que recebeu do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, durante o último encontro nacional do partido em Fortaleza. O gesto do líder da sigla provocou críticas dentro do PDT, desagradou aliados do Palácio da Abolição e reforçou o descontentamento entre setores do PT que defendem a pré-candidatura da governadora Izolda Cela (PDT). 

Em entrevista ao programa Alerta Geral, da página do YouTube Ceará Agora, o pré-candidato do PDT disse ter ficado "honestamente muito feliz" com as manifestações de Lupi. Ele se referiu ao correligionário como "um homem que agrega as pessoas e exerce sua liderança sempre com muita leveza". 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Eu fiquei honestamente muito feliz com as citações do presidente Lupi, que é um homem de bom humor, de espírito elevado. É alguém que agrega as pessoas, exerce sua liderança sempre com muita leveza", disse RC. No entanto, em meio à crise que atinge o bloco governista, envolvendo, principalmente, o acirramento da sua disputa com Izolda Cela na corrida pelo Palácio da Abolição, o ex-prefeito pediu para que fosse analisada uma "dinâmica que envolve quatro pré-candidatos".

"O PDT tem riqueza e diversidade de nomes. Nós temos aí pelo menos quatro colocados com biografias distintas, com histórias diferentes de serviços já prestados à população cearense e com muito espírito público (...) O que vai fortalecer a nossa candidatura será a nossa capacidade de construir unidade durante e ao final desse processo", ressaltou RC.

O pedetista avaliou que as atuais discussões devem colaborar para que os quatro pré-candidatos "saiam enriquecidos pela caminhada". "Cada um com a sua própria biografia, cada um com seu estilo e cada um com sua experiência, certamente que essa candidatura, de quem quer que seja, ele ou ela, sairá muito mais fortalecido e é disso que nós temos tratado de fazer internamente no partido", completou o ex-gestor. 

Até o momento, a meta do PDT para oficializar o nome da candidatura oficial é até o dia 15 de julho. O clima, no entanto, está distante de ser de união. Membros da aliança governista, tanto da própria legenda como de outros partidos, manifestam opiniões divergentes sobre quem deve disputar a sucessão estadual pelo bloco. 

Além de Lupi, Roberto Cláudio já recebeu apoio do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), do presidenciável Ciro Gomes (PDT) e de lideranças pedetistas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), entre eles a do próprio presidente da Casa, vereador Antônio Henrique. Nesta segunda, o ex-prefeito lembrou das notas dos parlamentares das bancadas estadual e federal em prol da união do partido entorno do nome a ser escolhido para a disputa ao Governo do Ceará

"Essas notas mais recentes sinalizam nesse sentido de que, a despeito de haver uma natural torcida interna, e às vezes externa de outros partidos e outras pessoas por um ou por outro, isso é natural. Isso é até saudável. Se for bem explorado, a gente vai ao final disso sair, cada um de nós, muito mais capazes enquanto pré-candidatos, e certamente com o partido muito mais forte, porque a militância foi agitada, porque cada um deu sua opinião", disse o ex-prefeito.

Questionado sobre o veto que recebe de lideranças do PT, o pedetista disse enxergar a questão "com muita serenidade". "Isso faz parte do ambiente democrático. Isso faz parte do ambiente de uma aliança plural como é a nossa. Tem vários partidos que terão candidatos a presidente na nossa aliança ou apoiarão outros candidatos a presidente, os partidos que não sejam candidatos do PDT. Então é muito importante que a gente tenha serenidade nesse momento de entender que é natural que alguns partidos não tenham preferência pelo meu nome", completou. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Roberto Cláudio PDT pré-candidatos eleições 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar