Pot-au-feu à brasileira: conheça receita vendedora no MasterChef

Com raízes francesas, guisado de carne pode ser utilizado em diversos pratos, como na receita feita pelo participante Rodrigo; saiba como fazer

09:58 | Ago. 13, 2025

Por: Arthur Albano
Pot-au-feu à brasileira foi prato ganhador da prova de eliminação do episódio desta terça-feira, 12. Veja a receita e aprenda como prepará-lo. (foto: Divulgação/Band)

O 12º episódio do MasterChef 2025 exibido nesta terça-feira, 12, trouxe não apenas o retorno do chef Erick Jacquin, mas também uma receita clássica francesa. Na prova de eliminação, o ingrediente obrigatório foi a utilização de pot-au-feu, um guisado de carne com legumes temperados e ervas aromáticas.

Quem venceu a prova de eliminação foi o participante Rodrigo, que incorporou o pot-au-feu em um charuto de carne que ele nomeou como “Pot-au-feu à brasileira”.

A seguir, confira a receita do prato e saiba como fazê-lo.

Pot-a-feu à brasileira: Receita francesa adaptada para culinária brasileira

O pot-a-feu tradicional varia dependendo da região da França, mas geralmente se utiliza um corte bovino com bastante colágeno, para dar untuosidade ao caldo, e vegetais como batata, cebola, cenoura e alho-poró.

Esse guisado é cozinhado lentamente para incorporar todos os sabores dos ingredientes utilizados, podendo ser servido como um prato principal dividido em um caldo e outro levando apenas as carnes e vegetais. Além disso, pode-se utilizar o caldo em outras receitas, como Rodrigo fez no seu “Pot-a-feu à brasileira”.

Pot-a-feu à brasileira: Como fazer

Ingredientes

  • 400 grama(s) de carne de panela feita no dia anterior e desfiada
  • 4 folha(s) de couve
  • 400 grama(s) de mandioquinha
  • 1 cebola
  • 1 cenoura cozida no caldo de panela feito no dia anterior
  • 500 ml(s) de caldo de carne
  • 6 cogumelos paris
  • 60 grama(s) de manteiga

Modo de preparo

  1. Inicialmente, corte as couves no meio, removendo o talo central. Ferva as folhas por 10 segundos e coloque imediatamente em um bowl com água e gelo para branquear. Retire após 5 segundos e reserve.
  2. Coloque o caldo do pot-au-feu em uma tigela e leve ao congelador por 30 minutos, para que a gordura suba e fique fácil de retirar.
  3. Em uma panela, refogue ½ cebola, os cogumelos cortados e a carne de panela desfiada. Reserve e espere esfriar.
  4. Corte e cozinhe as mandioquinhas. Bata no liquidificador sem água e volte a panela, para temperar com sal e pimenta.
  5. Corte as cebolas em meia lua e passe na farinha. Frite em óleo quente.
  6. Abra as folhas de couve e acrescente o recheio, fechando e enrolando como um charuto. Após fazer isso com toda a couve, grelhe rapidamente na frigideira dos dois lados.
  7. Faça uma cama redonda com a musseline. Em seguida, corte os charutos em 2 partes e coloque 3 metades por prato, com a carne para cima.
  8. Depois, distribua as cebolas fritas no meio da musseline. Com cuidado, coloque o caldo coado e sem gordura em volta da musseline, como se fosse uma ilha.