Que tênis devo usar? Qual modelo ideal para cada atividade
Com um calçado adequado, é possível prevenir problemas de saúde, garantir conforto e melhorar o rendimento. Além da anatomia do seu pé, a especificidade do exercício deve ser levada em conta na hora de escolher o tênis idealDica 1
Corrida
Primeiro de tudo: conforto é a chave! Por isso, para atividades como corrida, o ideal é buscar um tênis com algum amortecimento, de preferência com a base um pouco mais larga para garantir estabilidade.
Ao ter mais atenção na hora da escolha do calçado, você pode evitar desequilíbrios e quedas — um cuidado que pode atenuar problemas nos membros inferiores, quadris e coluna como desgastes, torções e contusões.
Mais dicas para começara a treinar. Confira aqui!
Dica 2
Ginástica
Atividade que envolve modalidades como zumba, jump e street dance, a ginástica utiliza movimentos rápidos, saltos e giros, o que pode causar pressão nos joelhos e tornozelos.
Por isso, o calçado de quem a pratica deve ter características de bom amortecimento e leveza para não dificultar a flexibilidade e agilidade. Solado macio e com boa aderência ao solo são características ideais do tênis adequado para ginástica, que deve aliar o impulso e a tração.
Dica 3
Musculação
Para quem se exercita por meio da musculação, tênis baixos e de solado plano são os modelos que conferem mais estabilidade para os pés e tornozelos — isso porque os exercícios de musculação exigem equilíbrio, boa postura e conforto.
Os calçados produzidos com materiais à base de couro e nylon são os mais indicados, uma vez que oferecem sustentação e ventilação aos pés.
Leia mais dicas sobre como começar a fazer exercícios físicos. Clique aqui!
Dica 4
Crossfit
Modalidade que tem se popularizado nos últimos anos, o crossfit oferece o combo de treinamento funcional de alto gasto calórico e fortalecimento do tônus muscular.
Pela intensidade que demandam os exercícios, o tênis escolhido deve garantir a execução dos movimentos com segurança e amplitude. Assim, características essenciais para o calçado de quem pratica crossfit são suporte à região do tornozelo, que diminui a pressão nas articulações — principalmente nos joelhos.
Dica 5
Tennis
Por se tratar de um esporte muito rápido, o tennis envolve movimentos específicos e repetitivos. Daí a importância de escolher, antes de qualquer coisa, um calçado que combine com o seu estilo de jogo — isto é, em que posição você joga.
De modo geral, é recomendado escolher bom solado e biqueira durável. Outro ponto importante para o tenista é comprar o tênis de acordo com a superfície da quadra, pois a depender do local pode ser necessário um calçado mais reforçado ou solados com mais tração
Dica 6
Trilha
A trilha é um tipo de atividade física muito explorada no Brasil em virtude das particularidades geográficas favoráveis do País. Para quem escolhe essa prática, um ponto importante é a estabilidade do tornozelo e do pé com o chão.
Assim, são indicados calçados de cano alto, com foco na prevenção de torções. Já o solado deve conter travas de borracha que ajudem a aderir melhor às superfícies. Ah, e nada de deixar o cadarço do tênis folgado, hein?
Dica 7
Ciclismo
Para quem gosta de pedalar, recomenda-se o uso de sapatilhas próprias para ciclismo. Elas possuem um encaixe com o pedal da bicicleta e ajudam a aumentar o acionamento dos músculos, o que inclui os posteriores de coxa.
Isso permite que o ciclista projete melhor a força e aumente a potência com mais firmeza, o que melhora a performance. Como não há muito contato com o chão, não é necessário focar na aderência do solado ao solo e nem na proteção contra lesões perfurantes, como é o caso de outras modalidades. Viu como vale a pena investir em um bom calçado?