O que fazer quando um produto pedido pela internet não chega? Confira 5 dicas

Seja por facilidade, comodidade ou economia, comprar pela internet tornou-se um hábito na hora de adquirir produtos. Mas e quando a mercadoria não chega, o que fazer?

Dica 1

Posso pedir meu dinheiro de volta?

Infelizmente, mesmo tomando todos os cuidados, é possível cair em golpes na hora de fazer compras pela internet
Infelizmente, mesmo tomando todos os cuidados, é possível cair em golpes na hora de fazer compras pela internet Crédito: Giphy

Sim. Se o prazo terminou e o produto não chegou, o consumidor tem todo direito de receber o dinheiro de volta. E caso o produto chegue, mas fora do prazo previsto, o valor também pode ser ressarcido mediante a devolução da mercadoria, cujo frete deve ser custeado pela empresa.

O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) é claro ao afirmar que a entrega do produto faz parte da oferta: portanto, é responsabilidade de quem envia. Isso deve ocorrer de forma simples, bastando entrar em contato, solicitar a devolução do dinheiro e combinar o envio de volta.

Dica 2

E se a loja ou empresa não responder?

Contar com a ajuda de um advogado é a melhor maneira de garantir todos os seus direitos
Contar com a ajuda de um advogado é a melhor maneira de garantir todos os seus direitos Crédito: Shutterstock

Se você teve esse problema e tentou se comunicar de todas as maneiras com a empresa fornecedora mas não consegue retorno, o recomendado é procurar por um profissional da área do Direito do Consumidor para que o caso seja levado à Justiça e o advogado possa solicitar a restituição de todos os danos que você teve.

Independente do motivo, se o produto não chegou a culpa não é do consumidor, pois é obrigação do fornecedor ter controle de sua atividade e estipular prazos e condições de acordo com a realidade da empresa.

Dica 3

Como um advogado pode me ajudar?

Guarde todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais referentes à compra
Guarde todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais referentes à compra Crédito: Tenor

É papel do advogado realizar a orientação ao consumidor que se sentiu prejudicado e trabalhar para que o e-commerce cumpra o que diz a lei, de modo a garantir que os seus direitos sejam respeitados.

Se a não entrega, ou a entrega após a data prometida, trouxe transtornos ou frustração das expectativas, por exemplo, ou se o consumidor precisou comprar o mesmo item em outro estabelecimento por conta disso, o advogado pode pedir indenização por danos morais.

Para tanto, ao buscar um profissional certifique-se de ter em mãos seus documentos pessoais, notas fiscais, números de protocolo de atendimento, confirmações de compra por e-mail, fatura do cartão, tudo o que esteja relacionado à compra.

Dica 4

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Existem vários direitos que o consumidor tem, mas não sabe. É preciso estar atento para não ser prejudicado
Existem vários direitos que o consumidor tem, mas não sabe. É preciso estar atento para não ser prejudicado Crédito: Tenor

O CDC é incisivo ao afirmar que o atraso na entrega do produto equivale ao não cumprimento da oferta. Sendo assim, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente ou, ainda, desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.

A empresa tem a obrigação de fazer a devolução do dinheiro relativo à compra cujo produto não foi entregue, sem qualquer burocracia. Caso contrário, o comprador deve informar que esse procedimento não está ocorrendo da maneira correta aos órgãos de proteção do consumidor e buscar as medidas judiciais cabíveis.

Dica 5

Como evitar problemas em compras pela internet

Não faça compras pela internet por impulso. Ofertas tentadoras nem sempre são as mais confiáveis
Não faça compras pela internet por impulso. Ofertas tentadoras nem sempre são as mais confiáveis Crédito: Giphy

Antes de efetuar compras pela internet é importante tomar cuidados como verificar a reputação do vendedor e conferir informações básicas de quem está vendendo, como o endereço do estabelecimento físico, além de buscar avaliações e referências na web antes de fechar negócio (o ReclameAqui pode ser bastante útil).

Por precaução, guarde comprovantes de pagamento, notas fiscais e prints das tentativas de contato referentes à compra. Se tiver dificuldades em solucionar o problema, não demore a agir e procure um advogado de confiança para te ajudar a resolver.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

problemas compra pela internet o que fazer produto pedido pela internet nao chega o que fazer comprei pela internet e nao chegou como resolver ecommerce compras pela internet direito do consumidor codigo defesa consumidor compras online

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar