Medo de falar em público? Essas 5 dicas são para você!

Como superar o medo de falar em público e o que fazer quando ele afeta suas relações pessoais? A fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória Kátia Campelo dá algumas orientações para ajudar a enfrentar a dificuldade

Dica 1

Exercite o autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para entender seus medos, seus defeitos e suas qualidades!
O autoconhecimento é importante para entender seus medos, seus defeitos e suas qualidades! Crédito: Tenor

O medo de falar em público geralmente está relacionado ao medo de errar e ser rejeitado. Por isso, o processo de superação depende de muito autoconhecimento sobre o porquê do seu nervoso, assim como quais são suas qualidades e suas dificuldades. Por exemplo, se você sabe que não é uma pessoa muito boa contando piadas, você não vai tentar fazer uma durante a apresentação, certo? Mantenha contato com seu eu interior e você avançará muito.

Dica 2

Estude o conteúdo

Estar seguro do conteúdo te fará mais independente, sem precisar se apoiar tanto em colas ou slides.
Estar seguro do conteúdo te fará mais independente, sem precisar se apoiar tanto em colas ou slides. Crédito: Tenor

Certo, você tem uma apresentação em frente a várias pessoas na semana que vem... Não deixe para estudar o conteúdo um dia antes ou só no dia! Se você tem medo, o melhor que você pode fazer é estudar com antecedência e se sentir confortável com o conteúdo a ser apresentado. Isso vai te deixar mais independente e menos grudado a colas ou ao slide. 

Dica 3

Pratique

Treine na frente do espelho e com amigos.
Treine na frente do espelho e com amigos. Crédito: Tenor

Depois de estudar, é hora de praticar. Organize como será sua apresentação, o que você deseja falar e o que não precisa ser dito logo de cara (sempre tem algo que pode ser suprimido). A partir dessa estrutura, treine na frente do espelho ou com amigos e pessoas de confiança. Você vai se sentir bem melhor sabendo o tempo que você vai demorar, que palavras você prefere usar e em que momentos você pode dar uma pausa.

Dica 4

Conheça a plateia

O seu jeito de falar muda de acordo com o perfil da plateia.
O seu jeito de falar muda de acordo com o perfil da plateia. Crédito: Tenor

A maneira que você fala para crianças, adultos e idosos é completamente diferente. Então tente conhecer a sua plateia: pergunte para os organizadores a idade do público, o gênero, a escolaridade e o quanto eles conhecem sobre o assunto que você apresentará. Assim você saberá escolher palavras, definir a melhor maneira de explicar o assunto, até que tipos de participação pedir.

Dica 5

Mesmo assim com medo? Procure ajuda!

Se o medo é persistente e vem junto de sintomas físicos e mentais, procure um especialista.
Se o medo é persistente e vem junto de sintomas físicos e mentais, procure um especialista. Crédito: Tenor

Se mesmo executando essas dicas você ainda sente muito medo ao falar em público, talvez a solução esteja na consulta com um profissional. Existem fobias como a fobia social e a glossofobia "Medo exagerado (e quase patológico) de falar em público." que podem ser tratadas com psicólogos. Como saber quando é hora de contatar um? Quando esse medo começa a atrapalhar sua vida de verdade, ou quando ele vem junto a outros sintomas mentais e físicos, tipo ansiedade ou enjoos. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

glossofobia medo de falar em publico dicas medo publico plateia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar