Medo de falar em público? Essas 5 dicas são para você!
Como superar o medo de falar em público e o que fazer quando ele afeta suas relações pessoais? A fonoaudióloga e especialista em comunicação e oratória Kátia Campelo dá algumas orientações para ajudar a enfrentar a dificuldadeDica 1
Exercite o autoconhecimento
O medo de falar em público geralmente está relacionado ao medo de errar e ser rejeitado. Por isso, o processo de superação depende de muito autoconhecimento sobre o porquê do seu nervoso, assim como quais são suas qualidades e suas dificuldades. Por exemplo, se você sabe que não é uma pessoa muito boa contando piadas, você não vai tentar fazer uma durante a apresentação, certo? Mantenha contato com seu eu interior e você avançará muito.
Dica 2
Estude o conteúdo
Certo, você tem uma apresentação em frente a várias pessoas na semana que vem... Não deixe para estudar o conteúdo um dia antes ou só no dia! Se você tem medo, o melhor que você pode fazer é estudar com antecedência e se sentir confortável com o conteúdo a ser apresentado. Isso vai te deixar mais independente e menos grudado a colas ou ao slide.
Leia mais
Dica 3
Pratique
Depois de estudar, é hora de praticar. Organize como será sua apresentação, o que você deseja falar e o que não precisa ser dito logo de cara (sempre tem algo que pode ser suprimido). A partir dessa estrutura, treine na frente do espelho ou com amigos e pessoas de confiança. Você vai se sentir bem melhor sabendo o tempo que você vai demorar, que palavras você prefere usar e em que momentos você pode dar uma pausa.
Dica 4
Conheça a plateia
A maneira que você fala para crianças, adultos e idosos é completamente diferente. Então tente conhecer a sua plateia: pergunte para os organizadores a idade do público, o gênero, a escolaridade e o quanto eles conhecem sobre o assunto que você apresentará. Assim você saberá escolher palavras, definir a melhor maneira de explicar o assunto, até que tipos de participação pedir.
Dica 5
Mesmo assim com medo? Procure ajuda!
Se mesmo executando essas dicas você ainda sente muito medo ao falar em público, talvez a solução esteja na consulta com um profissional. Existem fobias como a fobia social e a glossofobia "Medo exagerado (e quase patológico) de falar em público." que podem ser tratadas com psicólogos. Como saber quando é hora de contatar um? Quando esse medo começa a atrapalhar sua vida de verdade, ou quando ele vem junto a outros sintomas mentais e físicos, tipo ansiedade ou enjoos.