Eleições 2022: Saiba o que pode e o que não pode na urna e no dia 2 de outubro
Eleitores devem ficar atentos para não cometer infrações como boca de urna ou uso de celular na cabine; legislação eleitoral permite uso de acessórios como broches, camisetas e bandeiras, mas voto deve ser individual e silenciosoDica 1
Primeiro de tudo: atente-se aos horários

Pode ser que você seja eleitor(a) de primeira viagem, ou apenas alguém esquecido, então não custa nada reforçar: as seções eleitorais serão abertas às 8 horas e encerrarão os trabalhos às 17 horas do horário de Brasília, desde que não haja eleitores(as) na fila.
Cientes disso, agora vamos para outra dica importante!
Dica 2
Não decorou os números de cabeça? Pode levar a "cola"

A Justiça Eleitoral incentiva a eleitora e o eleitor a levar para a cabine de votação a chamada “cola” eleitoral, com os números de candidatas e candidatos escolhidos. O uso da colinha no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica e, assim, contribui para reduzir as filas de votação.
Tudo tranquilo até aqui? Então vamos aos documentos!
Dica 3
Não esqueça a sua documentação

Separe com antecedência os documentos necessários para votar, que são: o título eleitoral (vale a versão digital do aplicativo e-Título ou o documento impresso no Autoatendimento do Eleitor) e um documento oficial com foto, que pode ser o RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe, como da OAB, Crea, CAU, CFM, etc.
Dica 4
Lembre-se: o voto é individual e silencioso

Todo mundo quer praticar a cidadania com liberdade e sem ter o seu espaço invadido ou desrespeitado, certo? Por isso, no dia da votação, é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Porém, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação. E, é claro, é proibido também abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, ou ainda distribuir brindes ou camisetas, sob pena de cometer o crime de boca de urna.
E já que falamos sobre ela, que tal enfatizar? Se liga na próxima dica.
Dica 5
Boca de urna é crime, inclusive nas redes sociais

A lei eleitoral estende às redes sociais a proibição da chamada boca de urna, prática de pedir votos. Dessa forma, tanto os candidatos quanto os eleitores ficam proibidos de fazer postagens no dia da eleição em seus perfis pessoais com o intuito de exercer influência perante o eleitorado.
E se você não perde um clique pois gosta de estar sempre com o celular por perto, não deixe de ler a dica que vem a seguir.
Dica 6
É proibido o uso de celular

Para quem não sabe, é expressamente proibido levar para a cabine de votação aparelho de celular, walkie-talkie, radiotransmissores ou outros equipamentos de telecomunicação, nem câmera fotográfica, filmadoras ou qualquer outro objeto que possa comprometer o sigilo do voto.
Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação.
Dica 7
Quem pode entrar com acompanhante

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha, ainda que não tenha sido feito requerimento antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.
A eleitora ou eleitor cego pode ainda receber orientações das mesárias e dos mesários sobre o uso do sistema de áudio disponível na urna eletrônica, com fone de ouvido descartável oferecido pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que a urna eletrônica em 2022 terá legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva.
Para quem tem criança: não há nas orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regra específica que proíba crianças de qualquer idade de ir com os pais às urnas durante as eleições.
Mas é importante confirmar com o mesário se há algum impedimento, já que os pequenos podem quebrar a regra do sigilo ao, por exemplo, reconhecer a imagem de um candidato ou, ainda, serem usados por pessoas mal-intencionadas.
Dica boa a gente compartilha, né? Se gostou do conteúdo, mande para quem você acha que precisa desses toques! Até o próximo Fica a Dica!