Confira 5 dicas antes de comprar um novo smartphone
Fiel companheiro de quase todas as horas, o smartphone carrega diversos dilemas na hora de fazer sua troca. Quando já não existe um direcionamento pronto sobre qual novo dispositivo comprar, um mar de opções se apresenta para escolher apenas um aparelho que vai nos acompanhar por um tempo considerável. Se você vai comprar um novo dispositivo ou pensa em fazê-lo em breve, confira algumas dicas para seguir antes de tomar sua decisãoDica 1
Vai usar para trabalho ou entretenimento?
Existem diferentes finalidades para o uso de um smartphone. Enquanto existem pessoas que os utilizam apenas para lazer, assistir vídeos ou jogar, outras exigem dos aparelhos um alto desempenho para executar trabalhos como produção de imagens com boa qualidade, leitura de programas, uso de mensageiros e muito mais.
Nem sempre o produto mais caro vai atender às suas necessidades, bem como os mais baratos são totalmente descartáveis para você. Portanto, ao saber que existem dispositivos voltados para diversos públicos, a sua busca já começará com um direcionamento importante.
Dica 2
Faça pesquisa em diferentes lojas
Quando decidir a finalidade do seu novo aparelho, passe a fazer pesquisas. Se for comprar online ou mesmo em loja física, consulte preços e condições de pagamento, certifique-se da credibilidade do estabelecimento e atente-se ao prazo de entrega. Em ambas ocasiões, busque entender ainda como funcionam os canais de atendimento ao cliente para resolução de eventuais problemas que o aparelho pode apresentar.
Dica 3
Acompanhe análises na internet
Antes mesmo de decidir se vai comprar online ou em loja física, procure acompanhar análises especializadas. Atualmente, muitos sites e canais no YouTube fazem os chamados “reviews” testando e comparando produtos. Desta forma, a partir do momento em que tomar sua decisão de compra, veja o que outras pessoas estão falando sobre aquele aparelho. Saiba das opiniões favoráveis e contrárias ao produto antes de fazer um investimento.
Dica 4
Não esqueça da garantia
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto tem garantia. Por lei, a chamada “garantia legal” acontece mesmo se for oferecida ou não pelo fornecedor. Desta forma, a garantia de produtos não duráveis acontece no período de 30 dias, enquanto que os produtos duráveis (a exemplo dos smartphones) estão seguros por 90 dias.
Atente-se: muitas lojas oferecem prazos até maiores aos estipulados pelo CDC, mas saiba que essa proteção a mais não poderá ser cobrada de maneira imposta pela loja. Isto é, você que decide se vai querer pagar ou não por uma eventual garantia estendida.
Dica 5
Faça uma limpeza completa do aparelho antigo
O celular faz parte da nossa vida tanto pessoal quanto profissional. Então as chances de seu aparelho atual conter informações relevantes sobre você e seu mesmo trabalho são muito grandes. Desta forma, faça uma limpeza completa de todos os seus dados. Faça backup, salve seus arquivos na nuvem ou mesmo em um dispositivo físico, contanto que apague na sequência todas as informações contidas no dispositivo.
Caso não faça o descarte correto de seu aparelho, lembre-se da possibilidade de suas informações caírem em mãos erradas.