Ainda não usa o ChatGPT? Veja 7 dicas de como utilizar a IA
Entre as principais e mais populares ferramentas de inteligência artificial, o ChatGPT tem chamado a atenção de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Capaz de criar textos de maneira instantânea, a plataforma promete oferecer os resultados mais precisos a partir de informações fornecidas previamente pelos usuários. Apesar de muitos já terem aderido a essa IA, nem todos a conhecem bem. Por isso, listamos abaixo sete dicas importantes para que você possa entender como acessar, explorar modelos e formular perguntas eficientes e que atendam suas necessidades.Dica 1
Acessar a plataforma

Para utilizar o ChatGPT, você precisa realizar um cadastro na Open AI, a empresa criadora da ferramenta. Para isso, basta acessar a plataforma clicando aqui e inserir um e-mail, além de gerar uma senha. É importante destacar que você tem a opção de fazer o cadastro usando uma conta do Gmail ou da Microsoft. Após o cadastro, será enviado um link de confirmação para validar o seu perfil.
Após confirmar seu acesso, é só fazer o login na plataforma e escolher entre um plano gratuito ou plus, que tem uma mensalidade de 20 dólares. Com tudo pronto, você pode começar a utilizar a plataforma. Todas as interações com o chat ocorrerão por meio de uma barra inferior, onde você deve inserir suas perguntas e seus comandos.
> Quer ficar por dentro das discussões sobre os impactos e desafios da tecnologia para a sociedade? Então clica aqui e vem conferir!
Dica 2
Definir seus objetivos

Antes de começar a interagir com o ChatGPT, tenha em mente seus objetivos e o que deseja obter com a plataforma. Você quer utilizá-la para uso pessoal ou profissional? Ou ambos? Ao definir suas metas, você conseguirá direcionar melhor suas perguntas e solicitações ao chat, que assim poderá lhe garantir informações mais relevantes, úteis e precisas.
Lembrando que o ChatGPT é uma ferramenta complementar e, portanto, não substitui fontes confiáveis de informação. Então aproveite a tecnologia, mas mantenha-se crítico e verifique as informações obtidas.
Dica 3
Explorar a ferramenta

Assim como com qualquer outra ferramenta, dedique algum tempo para estudar e explorar as capacidades do ChatGPT. Teste seus limites, veja como outras pessoas o utilizam e tente entender como poderá adaptar a ferramenta para sua realidade. Você também pode fazer perguntas simples, pedir exemplos, experimentar diferentes abordagens e observar como a ferramenta se comporta. Isso lhe ajudará a entender melhor o que esperar da plataforma.
> Aproveite para conhecer outras ferramentas de inteligência artificial para usar no dia a dia
Dica 4
Ser claro e específico

Ao formular suas perguntas, lembre-se de ser claro e específico com a ferramenta. Forneça detalhes, contextos e informações suficientes para que o ChatGPT possa compreender sua solicitação de maneira adequada. Dúvidas genéricas tendem a receber respostas igualmente genéricas, então abasteça o chat de informações e seja o mais singelo possível em suas perguntas.
Para que você se habitue com os termos, as perguntas ou comandos dados ao ChatGPT são conhecidos como “prompts”.
> Será que as IAs são capazes de reproduzir o pensamento humano?
Dica 5
Verificar e validar as informações

Apesar do ChatGPT ser uma ferramenta poderosa, é importante lembrar que ele gera respostas baseadas em padrões e em informações aprendidas. Deste modo, ele não tem a capacidade de verificar a veracidade ou atualidade das informações. Portanto, por mais impressionantes que determinadas respostas possam ser, sempre verifique e valide as informações por meio de fontes confiáveis.
Não é porque está no ChatGPT que é verdade…
> Confira o artigo: Inteligências artificiais assumem o jornalismo
Dica 6
Dar feedbacks à plataforma

Se você receber uma resposta que não está adequada ou que precisa de ajustes, não hesite em fornecer feedback ao ChatGPT. Quando receber uma devolutiva ineficaz, você pode corrigir a resposta ou explicar de forma mais precisa o que está procurando. Quanto mais feedbacks a plataforma receber, mais precisas serão suas respostas, maior será a qualidade da entrega e mais desenvolvido o sistema ficará.
> Leia: Por que acadêmicos, políticos e empresários como Elon Musk temem a inteligência artificial
Dica 7
Utilizar outras fontes complementares

Embora o ChatGPT seja uma ferramenta rápida e útil no dia a dia de muitas pessoas, ele não engloba todas as fontes de informação disponíveis no mundo. Por mais que você o abasteça de informações e crie prompts complexos, não exclua a possibilidade de ir além. Utilize fontes complementares em suas pesquisas, como livros, artigos científicos e especialistas no assunto em questão. Tudo isso para que possa obter uma visão mais abrangente e embasada possível.
Nunca esqueça que o ChatGPT tem limitações e que é preciso ter discernimento e criticidade antes de publicar ou compartilhar qualquer informação.