6 dicas para comprar roupas pela Internet
Seja para evitar o deslocamento ou para encontrar alternativas mais práticas e baratas, as compras online têm se tornado cada vez mais comuns no dia-a-dia dos brasileiros. Preço mais baixo, envio gratuito, saldos, descontos e promoções são os fatores que mais influenciam a compra online de bens duráveis no país. No entanto, antes de comprar roupas pela internet, é preciso se atentar para evitar problemas com os pedidosDica 1
Escolha roupas simples
Para quem está começando no universo das compras online, é bom apostar em modelagens retas e fáceis de caber. Antes de ousar em tecidos e caimentos, é bom experimentar peças básicas até se acostumar com esse formato de compras. Luciana Valente, criadora da Susclo, plataforma de venda sustentável de roupas pela internet, recomenda começar por exemplo com uma t-shirt de algodão.
Dica 2
Conheça as políticas de troca do site
É sempre bom observar as políticas do estabelecimento onde se está comprando. Você deve encontrar os termos de retorno, troca e reembolso no próprio site onde vai realizar a compra. Nesses casos, é recomendado devolver todos os ítens do produto sem indícios de uso, com as etiquetas intactas e juntamente com a nota fiscal. Todas as compras online são resguardadas pelos direitos do consumidor e todo consumidor tem direito a troca em até sete dias corridos após o recebimento da sua compra. Esse prazo pode ser estendido pelo vendedor.
Dica 3
Preste atenção nas medidas
Normalmente,a loja deve disponibilizar as medidas da peça que você quer adicionar ao carrinho. Uma dica que Luciana Valente coloca é medir as roupas que você já tem e comparar os tamanhos com aquela que você quer comprar.
Também é bom prestar atenção na escala utilizada. Uma peça de tamanho trinta e oito no Brasil, que é classificada como M (médio), se converte para o tamanho oito nos Estados Unidos e onze no Japão. Além disso, o sistema de graduação de roupas no Brasil não é unificado, então uma peça de tamanho M (médio) para uma marca pode ser equivalente a uma G (grande) para outra.
A professora de Moda da UFC, Syomara Duarte, pontua que existem marcas que recebem as medidas do cliente para desenvolver um manequim virtual do seu corpo e, assim, podem realizar alterações para que a peça se adeque melhor a ele.
Dica 4
Veja as descrições dos produtos
Preste atenção nos detalhes. Syomara explica que uma das coisas mais importantes a se observar é o material da peça e a sua composição, que são fatores determinantes para a manutenção e conservação da roupa. Por mais que esses aspectos sejam pouco perceptíveis nas fotos, as marcas costumam disponibilizá-los na ficha técnica do produto.
Dica 5
Pesquise antes da compra
Estar bem informado sobre a marca do produto e o site onde você pretende realizar a compra pode evitar alguns percalços. Para além da qualidade dos produtos, é preciso tomar cuidado com fraudes na internet. Não disponibilize seus dados pessoais para sites duvidosos.
Dica 6
Leia as avaliações de outros consumidores
É muito comum que outras pessoas que pediram a peça de roupa que você está pensando em comprar deixem avaliações na plataforma. Em alguns casos, você pode encontrar reclamações ou também aspectos que não são percebidos nas fotos do vendedor. A experiência de outros consumidores pode te ajudar a encontrar os melhores produtos.