Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"Ilariê": compositor rebate teoria de "pacto" e explica hit da Xuxa

Compositor Cid Guerreiro revelou a verdadeira inspiração do sucesso da apresentadora e cantora Xuxa

Lançada há mais de 30 anos, a canção "Ilariê", da apresentadora e cantora Xuxa, é um sucesso inegável até hoje. Tamanho sucesso ao longo das décadas abriu espaço para teorias sobre o significado do termo que intitula o hit. O compositor baiano Cid Guerreiro revelou que a palavra "Ilariê" vem inspirada em uma característica de Xuxa. 

Evangélico, Cid nega qualquer teoria de que "Ilariê" teria relação com um pacto da cantora e apresentadora com o diabo, rumor infundado que segue difundido até hoje. Segundo o compositor apontou em entrevista ao site UOL, a mentira foi criada por um pastor evangélico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Falavam que era um ex-bruxo que virou pastor e espalhava que 'Ilariê' tinha a ver com 'erê', as crianças do candomblé. Inventaram que era uma palavra de um dialeto africano, sendo que fui eu que inventei", explicou ao site.

O verdadeiro significado tem relação com uma qualidade de Xuxa que Cid quis destacar. "A Xuxa é uma pessoa animada, feliz, alto astral, sempre para cima. Ela é hilária. Criei o refrão pensando nisso", revelou.

Musicalmente, o compositor ainda apontou que pegou emprestadas as vocalizações da música baiana, presentes no verso "Ilari, ilari, ilariê (ô, ô, ô)". "Temos muito forte isso do refrão com 'iê iê', 'uô uô'. 'Ilariê' vem disso. Eu precisava de um refrão forte", afirmou.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar