Val Marchiori vence processo de injúria racial movido por Ludmilla

O caso ocorreu em 2016, quando Ludmilla desfilava pela escola de samba Salgueiro

Val Marchiori venceu nessa sexta-feira, 26, o processo que Ludmilla moveu contra ela por injúria racial. O caso em questão aconteceu durante o desfile do Salgueiro, no carnaval de 2016, quando a empresária comparou o cabelo da cantora com um Bombril, marca de esponja de aço. A Justiça acabou apontando que a socialite exerceu sua "liberdade de expressão". Internautas se mobilizaram favoráveis a cantora, que declarou “Racismo não é liberdade de expressão”.

 

Na época do ocorrido, Val Marchiori estava trabalhando como comentarista em um programa exibido pela Rede TV! quando deu a sua opinião sobre o cabelo de Ludmilla. "A fantasia está bonita, a maquiagem... agora, o cabelo... Hello! Esse cabelo dela está parecendo um bombril, gente!", disse Val. Após o ocorrido, Ludmilla recorreu à justiça, enquanto Val negou ter sido preconceituosa na declaração.

De acordo com o portal Extra, em 2018, Ludmilla conseguiu vencer o processo em primeira instância. Mal Marchiori deveria ter sido condenada a pagar R$ 10 mil à artista por danos morais. Em junho de 2020, a Justiça deu novamente ganho de caso a Ludmilla, condenando Val a pagar uma indenização de R$ 30 mil e fazer uma retratação pública. Marchiori recorreu das duas decisões e acabou vencendo a disputa judicial.

| LEIA TAMBÉM | Polícia Federal combate crime de racismo contra judeus no Rio

De acordo com a sentença, Val Marchiori não teve a intenção de ofender Ludmilla ou ser racista em sua declaração. “O que se vê, em verdade, é que a conduta da apelante se insere no exercício do seu direito de crítica, derivado da liberdade de informação e de expressão”, diz um trecho da decisão da 14ª Câmara Cível.

Após a sentença, Ludmilla usou suas redes sociais para se pronunciar sobre o ocorrido. “Eu NÃO VOU PARAR. E não é só por mim não! Uma hora as coisas vão ter que mudar. E no que eu puder usar a minha visibilidade pra ajudar nessa mudança, eu juro pra vocês que eu vou!”, escreveu em sua conta no Twitter. A assessoria de imprensa da cantora já declarou que a defesa de Ludmilla está analisando entrar com recurso.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Val Marchiori vence processo Val Marchiori comete racismo Ludmilla sofre racismo Racismo não é liberdade de expressão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar