PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Ana Maria Braga ensina a fazer bolo cutucado de chocolate com caramelo; veja a receita

Hoje, 26/01, Ana Maria mostrou uma proposta diferente de bolo de chocolate

12:02 | 26/01/2021
A receita de bolo cutucado de chocolate com caramelo foi apresentada no programa Mais Você, no dia 26/01 (Foto: Reprodução TV Globo)
A receita de bolo cutucado de chocolate com caramelo foi apresentada no programa Mais Você, no dia 26/01 (Foto: Reprodução TV Globo)

Nesta terça-feira, 26 de janeiro (26/01), o programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, apresentou um bolo cutucado de chocolate com caramelo. A receita também é conhecida como "poke cake" e foi explicada pelo chef Flavio Federico. O bolo rende de 6 a 8 porções. As informações são do site Receitas.Globo.


Ingredientes


Para a massa:
130 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar refinado
35 gramas de cacau em pó (100%)
4 gramas de bicarbonato de sódio
2 gramas de sal
60 gramas de ovos
120 gramas de leite integral
120 gramas de óleo de girassol
4 gramas de essência de baunilha
120 gramas de água quente

Para o caramelo:


150 gramas de açúcar refinado
25 gramas de xarope de glucose
2 gramas de sal
300 gramas de creme de leite fresco quente
75 gramas de açúcar mascavo
5 gramas de essência de baunilha
90 gramas de manteiga sem sal

Para a cobertura:


120 gramas de manteiga sem sal
1 grama de sal
30 gramas de cacau em pó (100%)
170 gramas de açúcar impalpável
150 gramas de caramelo gelado (preparado anteriormente)

Modo de preparo:


Para fazer a massa do bolo, misture em uma batedeira, ou a mão, os ingredientes secos (farinha, açúcar, bicarbonato e sal), depois acrescente os líquidos (ovos, leite, óleo e baunilha) até a massa ficar homogênea. Em seguida, sem parar de mexer, adicione a água quente. Em uma forma untada coloque a massa e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, até firmar.

No caramelo, leve ao fogo o açúcar refinado, com xarope de glucose e o sal. Quando a mistura estiver homogênea, coloque o creme de leite quente, e mexa até incorporar. Depois adicione o açúcar mascavo, a essência de baunilha e a manteiga sem sal. Do caramelo, retire 150g, para fazer a cobertura do bolo.

Para a cobertura, misture manteiga com sal na batedeira, até ficar com um aspecto esbranquiçado e cremoso. Depois adicione o cacau e metade do açúcar, até incorporar. Ao final, misture os 150g de caramelo reservado e o restante do açúcar impalpável.

Com o bolo pronto, faça furos na massa, e jogue o caramelo, ainda morno, por cima. Os furos vão fazer com que o recheio entre no bolo. Leve o bolo para a geladeira até o caramelo firmar. Em seguida acrescente a cobertura.

Leia Mais - Ana Maria Braga ensina a fazer bauru no forno; veja a receita