PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Relembre as músicas que fazem 20 anos em 2021

Selecionamos 20 músicas lançadas em 2001 que marcaram uma geração. Do pop ao forró, passando pelo rock e gospel, muitas são atemporais e lembradas até hoje

Sâmya Mesquita
08:40 | 08/01/2021
 Britney Spears em sua icônica apresentação de
Britney Spears em sua icônica apresentação de "I'm a slave 4 U" no MTV Music Awards daquele ano, em que dança com uma cobra píton. (Foto: Reprodução/Twitter/@JayHook8)

O mundo era bem diferente em 2001. Não só na política, na moda e na tecnologia, mas na música. Muitos hits são lembrados até hoje por uma geração de jovens que consumia compulsivamente a TV. Tendo ou não vivido o início dos anos 2000, relembre alguns hits que marcaram a evolução da música pop como a conhecemos hoje.

Em 2001, a popularidade de uma música era medida unicamente pelo número de vendas e pela quantidade de pedidos feitos pelos fãs nas rádios. Não existia YouTube ou serviço de streaming. Os clipes e aparições na TV ajudavam a alavancar um sucesso, mas era tudo muito orgânico. Confira abaixo a lista de 20 músicas que completam 20 anos em 2021:

Pop internacional

1. I'm a slave 4 U - Britney Spears
O hit da princesinha do pop conseguiu a quarta colocação na Billboard Dance Club Play americana. Também ganhou disco de platina pela United World Chart e teve uma das mais icônicas apresentações musicais do MTV VMAs. Sua imagem segurando uma cobra píton ficou eternizada.

2. Lady Marmalade - Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya, Pink
Uma das mais aclamadas colaborações entre cantoras pop ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 americana. A música fez parte da trilha sonora do filme "Moulin Rouge!" e ganhou certificado de ouro no Reino Unido.

3. Can't get you out of my head - Kylie Minogue
A música mais conhecida da cantora australiana ficou em sétimo na Billboard Hot 100 americana e ganhou certificação de ouro por lá. E ainda hoje toca em muitas festas.

4. Survivor - Destiny's Child
O trio que deu origem à carreira solo de Beyoncé ficou em segundo lugar na Billboard Hot 100 americana e ganhou certificado de platina no Reino Unido. A música se tornou um hino de empoderamento feminino.

5. Whenever, Wherever - Shakira
O hit que levou a cantora colombiana ao mainstream fez parte da trilha sonora da novela "O Clone", da Rede Globo. Alcançou o sexto lugar na Billboard Hot 100 americana e certificado de diamante na França.

6. Ain't it funny - Jennifer Lopez
JLo conseguiu o terceiro lugar no UK Singles Chart e certificação de ouro na Suécia com esse hit que trás referência ciganas.

7. Family Affair - Mary J. Blige
Antes de Cardi B e Nicki Minaj, Mary J. Blige era a referência no hip hop feminino. O hit ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 americana e ganhou disco de platina no Reino Unido.

 

Rock internacional

8. Last Nite - The Strokes
O segundo single da banda The Strokes ficou em primeiro lugar no UK Indie Chart e marcou a ascensão do indie rock dos anos 2000.

9. Clint Eastwood - Gorillaz
A banda composta por membros animados ficou em quarto lugar no UK Singles Chart, graças ao single.

10. How you remind me - Nickelback
Muita gente fala mal de Nickelback, mas é inegável que a banda de rock canadense alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e disco de ouro nos EUA.

11. Wherever You Will Go - The Calling
A música que foi trilha sonora da série "Smallville" ficou em quinto lugar na Billboard Hot 100 e em sétimo lugar no Brasil Top 20.

12. My Sacrifice - Creed
A banda de post-grunge americana estreou em primeiro lugar na Billboard 200 com o álbum "Weathered". Além de "My Sacrifice", outra faixa muito conhecida é "One Last Breath".

13. Chop Suey! - System of a Down
A banda de metal armeno-americana ganhou a 17ª colocação no Chart Stats UK. A música é o primeiro single do álbum "Toxicity", que chegou ao topo das paradas americanas em 11 de setembro de 2001, dia dos atentados às Torres Gêmeas em Nova Iorque, Estados Unidos.

14. In the end - Linkin Park
A canção da banda norte-americana de rock ficou em segundo lugar na Billboard Hot 100, se tornando a segunda canção de rock mais tocada na década, de acordo com a Billboard.

 

Nacional

15. Quando Você Passa - Sandy & Junior
Em sua fase adulta, a dupla conseguiu o segundo lugar no Hot 100 brasileiro. Os filhos do cantor Xororó também ganharam certificação de platina com esse hit romântico.

16. Baba - Kelly Key
O segundo single da cantora que era chamada de "Britney Spears brasileira" foi indicado ao MTV Video Music Brasil nas categorias Escolha da Audiência e Videoclipe de Artista Revelação.

17. Quem De Nós Dois - Ana Carolina
Originalmente "La mia storia tra le dita", do cantor italiano Gianluca Grignani, venceu o prêmio Melhores do Ano, da Rede Globo, como Música do Ano.

18. Cerol Na Mão - Bonde do Tigrão
A música de maior sucesso do grupo Bonde do Tigrão marcou a ascensão do funk carioca no início dos anos 2000.

19. Xote da Alegria - Falamansa
Faz parte do Essa é pra Vocês, o segundo álbum de estúdio do grupo brasileiro de forró universitário.

20. Preciso de Ti - Diante do Trono
A explosão do grupo mineiro de música gospel foi consolidada em seu quarto álbum, gravado no Estádio do Mineirão. O single ganhou o prêmio de Música do Ano no Troféu Talento.

TAGS