E o tempo passou: veja filmes, novelas e séries que completam 20 anos em 2021

Sim, estamos ficando velhos. O POVO separou uma lista de produções lançadas em 2001 e que completam duas décadas neste ano, de "Harry Potter" a "Sítio do Picapau Amarelo". Confira

O início de 2021 marca o início da terceira década do século XXI. Neste ano, quem nasceu em 2003 alcança a maioridade. O novo período é também o fim da “era Enzo” no Brasil, com os nomes Miguel e Arthur se tornando os preferidos dos pais. Por fim, 2021 é a data de aniversário de 20 anos de séries, novelas e filmes bem conhecidos, enraizados na memória e queridos do público. 

O POVO separou uma lista de produções lançadas em 2001 e que completam duas décadas neste ano. Confira:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Filmes lançados em 2001

- Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeiro filme da saga do jovem bruxo, deu início a uma febre mundial em torno do universo baseado nos livros da britânica J. K. Rowling.

- Shrek
A irreverente e cáustica releitura dos contos de fadas dão o tom da franquia “Shrek”, que estreou nos cinemas em 2001.

- Velozes e Furiosos
O início da franquia de ação, famosa por acompanhar corridas de rua ilegais, foi em 2001, com o filme estrelado por Paul Walker e Vin Diesel.

- Donnie Darko
A obra de suspense com Jake Gyllenhaal ainda hoje dá um nó na cabeça de seus novos espectadores, e não foi diferente em 2001, quando estreou.

20 anos após sua estreia, o destino de Amélie continua com uma legião de fãs
20 anos após sua estreia, o destino de Amélie continua com uma legião de fãs (Foto: Reprodução)

- O fabuloso destino de Amélie Poulain

Uma das obras recentes mais conhecidas do cinema francês, o filme de Amélie Poulain, interpretada por Audrey Tautou, criou uma legião de fãs e transformou alguns cenários de Paris em ponto de peregrinação para os admiradores.

- Xuxa e os Duendes
Segundo filme da série informal de filmes “Xuxa”. Estreou em 2001 com nomes como Angélica, Gugu Liberato e Ana Maria Braga no elenco. Além, é claro, de Xuxa Meneghel.

- Pequenos Espiões
Primeiro filme da franquia dirigida por Robert Rodriguez, trouxe nomes conhecidos como Antonio Banderas.

 - Moulin Rouge
Um dos musicais mais lembrados, o filme que acompanha uma história de amor (e de música!) em um cabaret parisiense não só ganhou o público quanto ganhou ganhou dois Oscars.

Com o Oscar e o sucesso nos cinemas, o filme coroou o já admirado Studio Ghibli
Com o Oscar e o sucesso nos cinemas, o filme coroou o já admirado Studio Ghibli (Foto: Reprodução)

- A viagem de Chihiro

Clássico do legendário Studio Ghibli, o filme de animação dirigido por Hayao Miyazaki encantou o mundo e se tornou a primeira obra que não tem inglês como língua original a vencer o Oscar de Melhor Animação.

- Onze homens e um segredo
Com George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts e Matt Demon, o filme de ação, que se tornou um sucesso de bilheteria, conta a história de um grupo em busca de assaltar cassinos em Las Vegas.

- Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel
Primeiro filme da trilogia dirigida por Peter Jackson, o filme é baseado nos livros de J. R. R. Tolkien e deu origem a uma das sagas mais rentáveis e premiadas da história do cinema.

Ao todo, a trilogia do Senhor dos Anéis faturou quase 3 bilhões de dólares
Ao todo, a trilogia do Senhor dos Anéis faturou quase 3 bilhões de dólares (Foto: Divulgação)

- Planeta dos Macacos
Dirigido por Tim Burton, o remake de “Planeta dos Macacos” - originalmente lançado em 1968 - arrecadou bem, mas não foi bem apreciado e chegou a vencer duas estatuetas do Framboesa de Ouro, prêmio dos piores filmes do ano.

- Legalmente loira
Sucesso de Reese Whiterspoon, acompanha a trajetória da loira - e fútil - Ellen Woods para provar que os estereótipos sobre loiras estão errados.

- A.I. - Inteligência Artificial
A história do menino-robô adotado como filho por um casal abordou a possibilidade e os dilemas de criar máquinas com sentimentos. Dirigido por Steven Spielberg, contou com Robin Williams no elenco.

- O Diário da Princesa
Aqui, a atriz Anne Hathaway viveu Mia, uma adolescente de 15 anos que vive quase um conto de fadas: da noite para o dia, descobre ser princesa e herdeira de um reino.

O filme Diário da Princesa agradou o público e ganhou uma sequência, Diário da Princesa 2: O casamento real
O filme Diário da Princesa agradou o público e ganhou uma sequência, Diário da Princesa 2: O casamento real (Foto: Reprodução)

 

Séries que estrearam em 2001:


- Beyblade
No início de 2001 estreou a série animada “Beyblade”, que durou até 2003. A produção foi uma febre no Brasil e deu origem a uma linha de brinquedos com mesmo nome.

- Six Feet Under
Em junho, foi ao ar a primeira temporada da série “Six Feet Under” (A Sete Palmos), um dos clássicos da HBO.

- The Office UK
Em julho, a série britânica “The Office” estreou no Reino Unido e seguiu até 2003. A proposta fez tanto sucesso que, em 2005, estreou nos Estados Unidos a versão norte-americana da série, com Steve Carell, considerada um clássico do humor.

Produzida pela CW, a série Smallville teve 10 temporadas
Produzida pela CW, a série Smallville teve 10 temporadas (Foto: Divulgação/CW)

- Smallville: As aventuras do Superboy

A série que mostra desde a adolescência até a fase adulta do Superman estreou em 2001 e seguiu até 2011.

- 24 horas
Em novembro de 2001 teve início a série “24 horas”, que exibe, toda temporada, um dia do agente antiterrorista Jack Bauer.

- Três Espiãs Demais

A série animada Três Espiãs Demais foi exibida na TV Globo até 2013
A série animada Três Espiãs Demais foi exibida na TV Globo até 2013 (Foto: Reprodução)


Em novembro de 2001 começou a ser exibida a primeira temporada da série animada “Três Espiãs Demais”. Ela estreou no Brasil no ano seguinte.


Estreias da televisão brasileira em 2001:

- A Grande Família 
Em março, uma nova adaptação da série “A Grande Família” foi lançada pela TV Globo, com Marcos Nanini como Lineu e Marieta Severo como Dona Nenê. A série, que durou até 2014, era baseada em um seriado homônimo lançado em 1972.

- Nas Garras da Patrulha
Ainda em março, a TV Diário, emissora local, lançou o popular programa feito com bonecos, o “Nas Garras da Patrulha”, que segue no ar.

- Os Normais
Em abril de 2001, estreia na TV Globo a série “Os Normais”, protagonizada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães.

A sitcom brasileira sobre o casal Rui e Vani teve três temporadas
A sitcom brasileira sobre o casal Rui e Vani teve três temporadas (Foto: Divulgação/TV Globo)


- A Casa dos Artistas
Em outubro, estreia no SBT o reality show “A Casa dos Artistas”. Entre os participantes estão Supla, Alexandre Frota e Bárbara Paz, que venceu a edição. O final da temporada rendeu ao SBT a maior audiência da sua história.

Sucesso de audiência, a novela O Clone durou 8 meses
Sucesso de audiência, a novela O Clone durou 8 meses (Foto: Divulgação/TV Globo)

- O Clone

Ainda em outubro, estreou na TV Globo a novela “O Clone”, com Giovanna Antonelli e Murilo Benício, que se tornaria mais um dos vários sucessos de audiência da autora Glória Perez. 

- Sítio do Picapau Amarelo
Reestreia da série “Sítio do Picapau Amarelo” na TV Globo, desta vez com a atriz Nicette Bruno no papel de Dona Benta.

A série do Sítio do Picapau Amarelo foi de 2001 a 2007
A série do Sítio do Picapau Amarelo foi de 2001 a 2007 (Foto: Divulgação/TV Globo)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

filmes cinema 2001 séries tv estreias tv brasil os normais a grande família o clone saga harry potter o senhor dos anéis velozes furiozos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar