PUBLICIDADE
NOTÍCIA

No Dia do Canhoto, 13 de agosto, conheça celebridades que escrevem com a mão esquerda

Data é celebrada mundialmente para conscientizar as pessoas sobre os desafios diários de pessoas canhotas

21:45 | 13/08/2020
A canhota Julia Roberts em premiação em Cannes (Foto: Reprodução/Vogue US)
A canhota Julia Roberts em premiação em Cannes (Foto: Reprodução/Vogue US)

O Dia do Canhoto é celebrado mundialmente no dia 13 de agosto. A data surgiu no Reino Unido nos anos 1970, mas foi adotada quase 20 anos depois, para conscientizar as pessoas sobre os desafios diários que uma pessoa canhota enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. As informações são da Revista Cláudia.

Por serem minoria, os canhotos sofrem porque boa parte dos utensílios e objetos construídos para facilitar o cotidiano das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, cenário que vem mudando aos poucos, segundo a revista.

De acordo com a publicação, por muito tempo se acreditou que essa característica biológica fosse comandada pelo cérebro, mas há uma nova teoria que defende a medula espinhal como responsável. Isso porque, com a tecnologia atual, pode-se constatar que fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca. Mas a explicação clássica, estabelecida no século 19 por neurocirurgiões, identificou duas partes do cérebro, onde, obviamente, os destros (que usam a mão direita) têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto nos canhotos predomina o hemisfério direito.

Conheça a seguir algumas famosas canhotas:

1. Lady Gaga
2. Oprah Winfrey
3. Angelina Jolie
4. Fátima Bernardes
5. Nicole Kidman
6. Julia Roberts
7. Sarah Jessica Parker
8. Claudia Raia
9. Jennifer Lawrence