Barbie celebra aniversário de 60 anos neste sábado, 9
Por ano, são vendidas 58 milhões em 150 países
Criada em 1959, a boneca Barbie completa 60 anos neste sábado, 9 de março. Nascida com o intuito de celebrar o poder de escolha das garotas, o brinquedo surgiu para dizê-las que podiam qualquer coisa.
Barbie é uma abreviação de Barbara, nome da filha de Ruth Handler, cofundadora da Mattel. A boneca foi criada a partir da inspiração dela na necessidade de sua filha. Existiam apenas bonecas bebês e isso fazia com que Ruth percebesse a filha se imaginando apenas no papel de mãe, enquanto o filho Handler conseguia se imaginar em diversas opções.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Só no ano em que surgiu foram vendidas 300 mil bonecas. Hoje, por ano, são vendidas cerca de 58 milhões de Barbies em 150 países. Ao todo são mais de 1 bilhão de Barbies vendidas.
Apesar do sucesso, a boneca é alvo de controvérsias até hoje. Se para a época apresentava uma ideia radical, hoje pode parecer ultrapassada e é constantemente alvo de críticas, que consideram-lhe parte da indústria que fomenta estereótipos e o padrão de beleza.
A primeira Barbie negra surgiu em 1968, mas a boneca com mais visibilidade ainda é a padrão lançada há 60 anos. Apesar disso, de acordo Lisa McKnight, diretora-geral, 55% das bonecas vendidas "não têm cabelo loiro nem olhos azuis". Além destes dados, no ano passado foi lançada uma campanha para que garotas não aceitem estereótipos sexistas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente