Participamos do

Barbie celebra aniversário de 60 anos neste sábado, 9

Por ano, são vendidas 58 milhões em 150 países
23:57 | Mar. 08, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Criada em 1959, a boneca Barbie completa 60 anos neste sábado, 9 de março. Nascida com o intuito de celebrar o poder de escolha das garotas, o brinquedo surgiu para dizê-las que podiam qualquer coisa.

Barbie é uma abreviação de Barbara, nome da filha de Ruth Handler, cofundadora da Mattel. A boneca foi criada a partir da inspiração dela na necessidade de sua filha. Existiam apenas bonecas bebês e isso fazia com que Ruth percebesse a filha se imaginando apenas no papel de mãe, enquanto o filho Handler conseguia se imaginar em diversas opções.

Só no ano em que surgiu foram vendidas 300 mil bonecas. Hoje, por ano, são vendidas cerca de 58 milhões de Barbies em 150 países. Ao todo são mais de 1 bilhão de Barbies vendidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do sucesso, a boneca é alvo de controvérsias até hoje. Se para a época apresentava uma ideia radical, hoje pode parecer ultrapassada e é constantemente alvo de críticas, que consideram-lhe parte da indústria que fomenta estereótipos e o padrão de beleza.

A primeira Barbie negra surgiu em 1968, mas a boneca com mais visibilidade ainda é a padrão lançada há 60 anos. Apesar disso, de acordo Lisa McKnight, diretora-geral, 55% das bonecas vendidas "não têm cabelo loiro nem olhos azuis". Além destes dados, no ano passado foi lançada uma campanha para que garotas não aceitem estereótipos sexistas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags