Covid-19: Vacinas que chegaram ao Ceará são para aplicação das duas doses; Fortaleza deve avançar

Só ontem, em dois horários diferentes, o Estado recebeu 236.950 doses da AstraZeneca e 163.200 da CoronaVac. Já hoje, por volta das 10h30min, chegou no aeroporto da Capital um total de 93.600 doses da vacina da Pfizer

20:00 | Jul. 28, 2021

Capital cearense segue vacinando pessoas com a segunda dose (foto: Fernanda Barros/ Especial para O Povo)

O Ceará recebeu, entre a terça-feira, 27, e esta quarta-feira, 28, um total de 493.750 doses de vacinas contra Covid-19. Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), os imunizantes vão ser enviados aos municípios ainda hoje e serão utilizados na aplicação da primeira dose (D1) e na da segunda (D2). A distribuição deve avançar a vacinação em Fortaleza, que segue com aplicação da D1 suspensa por falta de estoque.

Só ontem, em dois horários diferentes, o Estado recebeu 236.950 doses da AstraZeneca e 163.200 da CoronaVac. Já hoje, por volta das 10h30min, chegou no aeroporto da Capital um total de 93.600 doses da vacina da Pfizer. Os imunizantes foram encaminhados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Em nota enviada ao O POVO, a Sesa explicou que o Ministério da Saúde orientou o uso dos lotes que chegaram da CoronaVac e da Pfizer para aplicação tanto da D1 como da D2. Em contrapartida, os lotes da AstraZeneca serão utilizados somente para aplicação da segunda dose do imunizante.

LEIA MAIS | Centro de vacinação no Castelão irá para o Iguatemi

+ Repescagem de faltosos em Fortaleza está paralisada; Prefeitura aguarda novas doses de vacina

Os carregamentos recebidos serão distribuídos ainda na tarde desta quarta para os municípios cearenses. Com a distribuição, cidades como Fortaleza devem seguir avançando na campanha de imunização contra a doença pandêmica. A Prefeitura havia informado hoje que a Capital paralisou a aplicação da primeira dose devido à falta de estoque, aguardando a chegada de novos imunizantes para retomar o processo.

Além disso, o déficit no estoque também paralisou a repescagem de faltosos. Pelo mesmo motivo, o órgão informou que o Município só vacinaria a segunda dose nesta quarta e na quinta feira, 29. Contemplados que tiverem data limite do cartão de vacinação na segunda dose expirada podem comparecer a qualquer centro de vacinação para receber o imunizante. A Prefeitura concentra as vacinas nos pontos:

Segunda dose da AstraZeneca: disponível no Centro de Eventos e nos postos de saúde

Segunda dose da Pfizer: disponível no Centro de Eventos

Segunda dose da CoronaVac: disponível nos Cucas e no Centro de Eventos

Com a chegada dos novos lotes, o Município pode retomar a aplicação das doses e também as ações de repescagem. Atualmente, a Prefeitura permite que pessoas com mais de 45 que tenham perdido o agendamento possam comparecer a qualquer unidade de atendimento e receber o imunizante. Para isso basta que o contemplado apresente documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Também podem se vacinar sem esperar convocação os faltosos que comprovarem um desses motivos da ausência: por viagem, infecção por Covid-19 ou por ter sido imunizado com outro tipo de vacina. Assim como em outros municípios, Fortaleza segue vacinando a população geral entre 18 a 59 anos, em ordem decrescente. A Capital cearense já começa a convocar os contemplados nascidos até o fim de 1994.