Em vídeo, Sarto pede união aos fortalezenses em atual fase de lockdown

O prefeito faz um apelo pela compreensão dos fortalezenses sobre a recente medida de isolamento rígido, e justifica: "o cenário é grave"

23:00 | Mar. 04, 2021

Anúncio sobre renegociação de dívidas tributárias e fiscais com prefeitura de Fortaleza foi feito pelo prefeito, José Sarto Nogueira (PDT), por meio das redes sociais (foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se pronunciou em suas redes sociais pedindo pela união dos fortalezenses neste momento em que a Capital inicia isolamento social mais rígido e enfrenta a fase mais aguda da pandemia.

Em vídeo, o gestor municipal faz um apelo pela “compreensão e comprometimento” dos cidadãos para seguirem as medidas que evitam a disseminação do vírus e ressalta a situação da rede de saúde pública e privada, que se aproxima da ocupação máxima. “Eu sou médico, e conheço a aflição de ter um paciente precisando de um leito de UTI quando não há vaga disponível. Estou lutando contra isso”, destacou.

Na avaliação de Sarto, “o cenário é grave” e os registros de casos, internações e óbitos cresceram vertiginosamente nas últimas semanas, o que justificaria a necessidade de medidas de isolamento mais duras.

“As restrições suspendem, dentre várias atividades presenciais, comércio, serviço, administração pública e o ensino. Essa é uma decisão dura, é verdade, mas precisamos da compreensão e do comprometimento dos fortalezenses. Estou fazendo tudo que está ao meu alcance para evitar que nossos irmãos padeçam na espera de um leito”, disse.

Segundo dados da plataforma IntegraSUS, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Fortaleza é de 94,13%. Dez unidades de saúde já registram lotação máxima.