Vacinação em Fortaleza: imunização com D1 será retomada em idosos quando novas doses chegarem

Campanha de imunização não foi paralisada, ressaltou coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares. Informações foram divulgadas hoje, 23

11:58 | Fev. 23, 2021

FORTALEZA,CE, BRASIL, 15.02.2021: Vacinação de profissionais de saude no dia em que completaremos cem mil doses aplicadas no Ceará. Centro de eventos. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (foto: FABIO LIMA)

A imunização com a primeira dose (D1) da vacina contra o coronavírus será retomada quando a Capital receber novos lotes pelo Estado. Enquanto isso, a aplicação da segunda dose (D2) da CoronaVac segue em idosos institucionalizados e em profissionais de saúde que receberam há 28 dias a D1 da vacina chinesa. Informações foram divulgadas hoje, 23, em live diária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Erlemus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da pasta, ressaltou que a campanha de imunização não foi paralisada e que a vacinação segue de acordo com o recebimento de novas doses pela Capital. Sem novas aplicações da D1, as vacinações em drive-thrus, em domicílios e em salas de vacinação seguem suspensas.

Ainda, o telefone 156 está disponível para dúvidas ou troca de modalidade para drive-thru ou domiciliar. Já são mais de 115.442 mil pessoas vacinadas na Capital com os quatro lotes recebidos das primeiras doses.

Desses, um total de 67.294 são profissionais de saúde e outros 47.914 idosos acima de 75 anos vacinados em drives-thrus, Cucas e em domicílio. Ainda, dez indígenas e 224 pessoas com deficiência institucionalizadas foram vacinados na Capital. Um total de 31.919 entra trabalhadores de saúde e idosos institucionalizados com a D2.

Vale lembrar que duas vacinas estão sendo aplicadas em Fortaleza:

- AstraZeneca/Oxford: duas doses, com intervalo de 90 dias entre as aplicações
- Coronavac: duas doses, com intervalo de até 28 dias entre as aplicações

UPAs e postos de saúde seguem atendendo casos de síndrome gripal

Erlemus Soares também reforçou que as unidades básicas de saúde seguem recebendo casos leves de síndrome gripal, das 7h ás 19h; e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) seguem recebendo casos graves de síndrome gripal, com sintomas como falta de ar e febre, por 24h.

Entenda o novo decreto

O novo decreto com novas medidas de combate à Covid-19 no Ceará foi anunciado na noite de quarta e entrou em vigor desde o último dia 18, e segue válido até o dia 28 de fevereiro. O documento determina “toque de recolher”, limita funcionamento de atividades e renova barreiras sanitárias.

Veja os principais pontos:

>> Com novo decreto, saiba o que pode e o que não pode no Ceará

>> Delivery segue funcionando fora de horários restritos com o novo decreto; entenda

>> Veja como fica o transporte intermunicipal com o novo decreto

>> Com novo decreto, saiba o que pode funcionar após as 20 horas

>> Com o novo decreto, entenda como fica o teletrabalho

>> Saiba como denunciar aglomerações, festas e outras medidas de descumprimento do decreto estadual

>> Toque de recolher: praças, areninhas e calçadões e praias são fechados às 17 horas]

>> Parques aquáticos, até de barracas de praia, não poderão funcionar no Ceará