Média móvel de mortes de Covid em Fortaleza teve "discreto aumento", mas já caiu novamente, diz SMS

Documento informa ainda que entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, a positividade de testes de Covid-19 em residentes de Fortaleza analisada pelos laboratórios da rede pública foi de 22,2%

21:02 | Dez. 04, 2020

Variante Ômicron aumenta risco para possível terceira onda da pandemia no Estado (foto: Aurelio Alves/ O POVO)

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que a média móvel diária de mortes por Covid-19 em Fortaleza na última semana foi de três óbitos. O número apresentou uma redução de 32% em relação à extraída há 14 dias (4,4). De acordo coma SMS, o "discreto aumento" da média anterior pode ter sido relacionado ao recente aumento de casos confirmados, que vem sendo percebido na Capital desde outubro.

LEIA MAIS| Covid-19: Governo definirá protocolos sanitários de controle para Natal e Ano Novo no Ceará

"No entanto, na fase em que o município se encontra, de baixa mortalidade, mínimas alterações no número de óbitos mudam a média móvel desproporcionalmente. Isto pode induzir súbito e significativo aumento (ou queda) percentual da média móvel sem real relevância epidemiológica", aponta o documento, divulgado nesta sexta-feira, 4.

A média de casos confirmados dos últimos 7 dias em Fortaleza foi de 29,9 confirmações diárias, dado 89% inferior à registrada duas semanas atrás (280,7). A pasta aponta que o declínio do dado reflete o retardo na liberação de resultados de exames do novo coronavírus: "No mês de dezembro praticamente não houve confirmação de novos casos".

"A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) direcionada a grupos específicos e a realização de inquéritos soroepidemiológicos são essenciais para o monitoramento de surtos e estimativa de indivíduos que já produziram anticorpos", diz o boletim da SMS.

Documento informa ainda que entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro, a positividade de testes de Covid-19 em residentes de Fortaleza analisada pelos laboratórios da rede pública foi de 22,2%. De acordo com atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Capital tem 69.606 casos confirmados e 4.011 óbitos pela doença.