Biden diz que manterá voos para retirada de americanos e aliadas do Afeganistão

Segundo o presidente, nesta quinta-feira, 19, entre os vários americanos evacuados, 169 chegaram ao aeroporto através da ajuda de militares

O presidente americano Joe Biden disse nesta sexta-feira, 20, em pronunciamento na Casa Branca, que a prioridade do pais neste momento é retirar seus cidadãos e os aliados locais no Afeganistão. O objetivo é garantir a segurança da população americana em meio à tomada do poder pelo grupo extremista Talibã.

"Queremos que as pessoas consigam chegar ao aeroporto. Nossos voos vão ser retomados. Só ontem foram 5.700 pessoas evacuadas. Nós queremos saber quantos americanos ainda estão no país. Nós queremos ter um número mais firme possível dos americanos que estão lá e onde estão", disse Biden. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o presidente, nesta quinta-feira, 19, entre os vários americanos evacuados, 169 chegaram ao aeroporto através da ajuda de militares. "Também estamos ajudando os voos dos nossos aliados. Nós garantimos a segurança do comboio francês que levou pessoas até o aeroporto. Nós vamos fazer tudo que podemos para garantir uma evacuação segura para nossos aliados afegãos, para nossos parceiros e aqueles que podem se tornar alvo porque foram associados aos Estados Unidos", disse Biden.

"Qualquer americano que queira voltar para casa, nós vamos trazê-lo. Não tenho dúvida, essa operação de evacuação é perigosa, envolve riscos para nossa forças armadas, as circunstâncias são difíceis, não posso garantir qual será o resultado. Não haverá uma operação sem riscos, mas, como comandante-em-chefe, posso garantir que vou mobilizar todos os recursos necessários", completou o líder norte-americano. 

 

Até o momneto, mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião de Cabul desde que o Talibã tomou a capital do Afeganistão. A informação foi dada por uma autoridade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta sexta. A Otan prometeu dobrar os esforços para retirar gente do país. A instituição pediu aos talibãs que permitam a retirada dos afegãos que desejam abandonar o país e prometeu que os aliados manterão uma "estreita cooperação" durante a operação.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Biden Afeganistão Casa Branca Talibã voos EUA presidente Otan

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar