John Textor faz proposta por recompra da SAF do Botafogo
Iniciativa do norte-americano ocorre após meses de disputas judiciais e impasses internos que marcaram a temporada 2025 do Glorioso
John Textor deu mais um passo no complexo processo envolvendo o futuro do Botafogo. O norte-americano formalizou uma proposta para recomprar a SAF do clube junto à Eagle Football, empresa multiclubes que ele próprio fundou – e da qual ainda é a principal figura, aliás. A iniciativa ocorre, assim, após meses de disputas judiciais e impasses internos, que marcaram a temporada de 2025. Os valores da oferta, porém, não foram divulgados, e o avanço da negociação depende do aval de credores e do conselho diretor da Eagle.
Textor adquiriu 90% da SAF alvinegra em 2022 por R$ 400 milhões e, recentemente, encomendou uma auditoria para estimar o valor atual do Botafogo, sinalizando o desejo de separar o clube brasileiro das operações europeias do grupo. As informações são do “O Globo”, em publicação nesta segunda-feira (29/12).
LEIA MAIS: Corinthians oferece Torres por Savarino. Botafogo teria outros alvos no Timão
Botafogo em meio a imbróglio
Paralelamente, o empresário enfrenta uma batalha judicial com a Iconic Sports, fundo de investimento que participou do financiamento da compra do Lyon e se tornou acionista da Eagle. As partes travam disputas em tribunais dos Estados Unidos e da Inglaterra pelo controle da holding. A Iconic tenta assumir as ações de Textor e remover conselheiros ligados a ele, enquanto o americano contesta a legalidade dessas iniciativas.
Diante do risco de perder o comando da empresa, Textor obteve uma ordem de restrição temporária na Justiça americana, impedindo medidas consideradas irreversíveis. O conflito já impactou planos da Eagle, como o processo de abertura de capital. Nos bastidores, Textor articula a criação de uma nova empresa nas Ilhas Cayman, com a intenção de abrigar Botafogo e RWDM Brussels fora da atual estrutura da Eagle Football.