Carrascos da Vila: Santos e Neymar podem cair com gols de Kaio Jorge e Gabigol
Artilheiros formados na Vila Belmiro podem punir o Peixe com a famosa e temida "lei do ex"
Com o Flamengo campeão antecipadamente, um dos principais jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro será a partida entre Santos e Cruzeiro, domingo (7), na Vila Belmiro. Nela, um dos roteiros mais cruéis do futebol brasileiro pode ser escrito: Santos e Neymar serem rebaixados para a Série B em casa, tendo como algozes dois jogadores que foram formados pelo clube santista e que tiveram em Neymar uma forte referência quando jovens: Gabigol e Kaio Jorge.
Levantamento do Bolavip Brasil descobriu que, desde 2011, a categoria de base do Santos foi responsável por formar os maiores goleadores do Campeonato Brasileiro: nada menos que 293 gols foram marcados por jogadores criados na Vila Belmiro. Em outras palavras: se o pior para o Peixe acontecer, incluindo com gols marcados ou por Kaio Jorge, ou por Gabigol, será um caso clássico de um clube vítima de seu próprio sucesso.
Maiores goleadores da Série A têm sido formados no Santos
Com a ajuda da plataforma Opta, o Bolavip Brasil descobriu que os 50 maiores goleadores do Campeonato Brasileiro desde 2011 fizeram 2.093 gols até a penúltima rodada do Brasileirão deste ano. Desse total, 293 foram marcados por jogadores formados na base do Santos: Gabigol, André, Yuri Alberto e Alan Patrick. Nenhuma base colaborou com tantos gols. A formação do Fluminense aparece logo atrás, com 273 gols.
Base do Santos assume liderança de ranking histórico de artilheiros do Brasileirão
A última rodada deve consagrar Kaio Jorge como o mais novo artilheiro do Campeonato Brasileiro. O atacante do Cruzeiro soma 21 gols, três a mais que Arrascaeta, que não atuará na última rodada pelo Flamengo. Atrás dos dois está Vitor Roque, com 16 gols, cinco a menos que Kaio Jorge.
Confirmada a artilharia de Kaio Jorge, as categorias de base do Santos se tornarão a responsável por formar mais artilheiros diferentes do Campeonato Brasileiro, com cinco. Antes dele, vieram Pelé, Coutinho, Gabigol e Yuri Alberto.
Com quatro artilheiros diferentes, estão as categorias de base do Flamengo e do Vasco. As de São Paulo, Guarani e Corinthians somam duas ao longo da história.
Cálculos para o Santos evitar o segundo rebaixamento
Para não ser rebaixado pelas mãos dos filhos pródigos Kaio Jorge e Gabigol, o Santos precisa de uma vitória ou um empate contra o Cruzeiro domingo.
Em caso de derrota, o time da Vila Belmiro precisará torcer por uma combinação de resultados envolvendo Internacional, Vitória, Fortaleza e Ceará para escapar da segunda queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.