Manchester City e Premier League encerram disputa judicial
Clube reconhece validade das regras de Transações com Partes Relacionadas (APT) e acordo põe fim ao processo de arbitragem iniciado em 2025
O Manchester City anunciou nesta segunda-feira (8) que chegou a um acordo com a Premier League e encerrou a disputa judicial sobre as regras de Transações com Partes Relacionadas (APT).
LEIA MAIS: Itália vence Israel em jogo de nove gols e respira nas Eliminatórias
Em comunicado oficial, o clube explicou que o processo de arbitragem aberto no início do ano acabou sendo encerrado após consenso entre as partes. Pelo acordo, o City reconhece a validade das normas atuais da APT e ambas as instituições decidiram não comentar mais o assunto.
Club statement
— Manchester City (@ManCity) September 8, 2025
Entenda o caso
As regras da APT servem para regular contratos comerciais entre clubes e empresas ligadas a seus proprietários, evitando que sejam feitos acima do valor de mercado.
A polêmica começou em 2023, quando um contrato de patrocínio com a Etihad Airways — parceira do City no estádio e no uniforme — foi barrado por não ser considerado compatível com o “valor justo de mercado”.
Em fevereiro, um tribunal chegou a dar razão parcial ao City, mas a Premier League preferiu revisar a regulamentação em vez de derrubá-la. A decisão levou o clube a abrir um novo processo, que poderia resultar em outro julgamento em outubro. Em novembro, os clubes da liga aprovaram mudanças nas normas, o que manteve a validade das regras contestadas.
Caso à parte do Manchester City
Por fim, esse acordo não tem relação com a investigação paralela sobre 130 possíveis irregularidades financeiras cometidas pelo City entre 2009 e 2018. Neste caso, envolvem contratos e fornecimento de informações à liga. Isto porque, esse processo ainda aguarda um veredito.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.