Paraguai se classifica à Copa do Mundo após 16 anos e decreta feriado nacional
Albirroja ficou no empate sem gols com o Equador e conquistou o resultado histórico no Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR)
Depois de 16 anos o Paraguai volta a disputar uma Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, 4, a Albirroja empatou com o Equador em 0 a 0, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, pela 17ª rodada das Eliminatórias para a Copa e confirmou participação no Mundial de 2026. O Paraguai precisava apenas de um empate para carimbar a classificação histórica.
A seleção paraguaia soma 25 pontos, com seis vitórias, sete empates e quatro derrotas. Do outro lado, o Equador, que já está classificado para Copa, está com 26 pontos sete vitórias, oito empates e duas derrotas.
Agora, na 18ª e última rodada, o Paraguai enfrenta o Peru, na terça-feira, 9, às 20h30, no Nacional de Lima. No mesmo dia, o Equador enfrenta a Argentina, às 20h, no Monumental de Guayaquil.
A última participação dos paraguaios aconteceu em 2010, quando foram eliminados pela campeã Espanha nas quartas de final por 1 a 0, com gol do atacante David Villa aos 83 minutos.
Feriado nacional
Apesar do duelo aquém do esperado, a euforia tomou conta dos donos da casa após o apito final. Para comemorar o retorno da Seleção a uma Copa do Mundo, torcedores, jogadores e dirigentes fizeram a festa no Defensores del Chaco, inclusive com direito a fogos.
Presidente do país, Santiago Peña decretou feriado nacional após o jogo. Assim, os paraguaios poderão estender a comemoração da classificação.
"Diante da potencial classificação da Seleção Paraguaia para a Copa do Mundo, o Governo Paraguaio decretará Feriado Nacional nesta sexta-feira. O feriado é um dia de descanso obrigatório, de acordo com o Artigo 217 da CLT. Caso, devido à natureza da atividade econômica da empresa, os trabalhadores precisem prestar serviços, será aplicada a dupla remuneração às horas trabalhadas, com acréscimo de 100% sobre o salário-hora regular de um dia útil", comunicou o Ministério do Trabalho do Paraguai em nota oficial.
Paraguai 0x0 Equador: o jogo
A primeira etapa entre as seleções não foi de muita emoção. A Albirroja ficou mais com a posse de bola, mas sem uma criação efetiva. Foram quatro finalizações e apenas uma no gol de Galíndez. A melhor oportunidade aconteceu com Sosa em chute dentro da área. Do outro lado, o Equador até tentou, porém, também encontrou dificuldades para chegar ao ataque.
Na volta para o segundo tempo, o Equador voltou melhor e ficou mais com a posse de bola, porém teve um início sem grande vontade. Apesar disso, tinha mais liberdade para chegar ao ataque. No entanto, na metade do jogo, Sanabria conseguiu uma arrancada e fez Galíndez trabalhar. No rebote, Cubas acertou um chutaço no travessão para explodir a torcida. A La Tri respondeu Paéz, mas o chute foi sem direção do gol.
Nos minutos finais, o time de Gustavo Alfaro indicou que ficaria recuado, mas conseguiu ficar com a posse de bola e segurar o resultado favorável. Com isso, decretou-se o feriado nacional.