Seleção de Ancelotti contra europeus pode ficar só para o ano da Copa

Seleção de Ancelotti contra europeus pode ficar só para o ano da Copa

Em semana que marca reapresentação de Carlo Ancelotti, CBF chega a acordo para amistosos em Seul, no dia 10 de outubro, e em Tóquio, no dia 14

Carlo Ancelotti chega ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira, justamente dois meses após viajar para a Europa com a Seleção Brasileira já classificada para a Copa do Mundo. A vitória sobre o Paraguai em 11 de junho, em São Paulo, deu a tranquilidade necessária à CBF e até mesmo ao treinador, que acompanhou in loco a decisão do Mundial de Clubes vencida pelo Chelsea sobre o PSG em 13 de julho.

O treinador, aliás, deu prova relevante de profissionalismo, visto que dificilmente o seu interesse nas férias seria rumar para o “forno” dos Estados Unidos a fim de observar de perto Marquinhos, Beraldo, Andrey Santos e João Pedro, ao lado do diretor de seleções, Rodrigo Caetano, e do gerente técnico, Juan. Sua presença, assim, fechou portas para eventuais críticas em caso de futuro insucesso da Canarinho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Marcar presença na Terra do Tio Sam, portanto, era tarefa obrigatória de Ancelotti. Recentemente, aliás, ele esteve no país vizinho, o Canadá, terra natal de sua esposa, para curtir os últimos dias das férias.

Ao voltar a “bater ponto” na CBF, Ancelotti vai intensificar os trabalhos a começar pela definição da pré-lista a ser encaminhada à Fifa até domingo (17) de olho na Data Fifa de setembro, com as últimas rodadas das Eliminatórias.

A participação brasileira no qualificatório encerra no dia 9, na altitude boliviana de El Alto (4.100 metros acima do nível do mar). Antes, no dia 4, o adversário será o Chile no Maracanã. Em jogo, a chance de terminar na vice-liderança, já que a Argentina, com 35 pontos, já assegurou a primeira colocação. O Brasil aparece em terceiro na tabela com os mesmos 25 pontos do Equador.

E os amistosos de outubro?

A programação prevê seis amistosos nas Datas Fifa de outubro, novembro e março (dois em cada mês), antes da convocação final para a Copa de 2026 que deve ocorrer nos últimos dias de maio. O sorteio dos grupos, aliás, ocorre em dezembro, nos Estados Unidos.

A informação sobre os primeiros amistosos é um tanto frustrante, visto que nenhum dos dois se dará contra seleções do primeiro escalão: Coreia do Sul e Japão estão praticamente confirmados na lista para os embates de outubro na Ásia. A saber, no dia 10 de outubro, em Seul, e dia 14 em Tóquio.

Desse modo, a CBF não terá outra alternativa a não ser se dedicar ao máximo para firmar os compromissos de novembro frente a seleções do ocntinente europeu. Até porque deixar para encarar times do primeiro nível do futebol mundial apenas março é dar sopa para o azar.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar