Tradicional clube da Holanda pode perder licença profissional

Tradicional clube da Holanda pode perder licença profissional

Segundo clube mais antigo do país, Vitesse Arnhem pode desaparecer por causa de graves erros administrativos e profunda crise financeira

O clube Vitesse Arnhem, com 132 anos de história, segundo clube mais antigo do país, e presente na primeira divisão por 35 temporadas consecutivas, pode desaparecer. A Associação Real de Futebol dos Países Baixos (KNVB) pretende revogar a licença profissional do clube a partir da temporada 2025/26. A entidade abriu caminho para impedir o clube de disputar até mesmo a segunda divisão, o que pode decretar seu fim como clube profissional.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A situação do Vitesse tem raízes em severas irregularidades financeiras e de governança. Em abril de 2024, foi punido com a perda de 18 pontos, maior penalidade da história do futebol do país, que resultou, aliás, no rebaixamento do clube para a segunda divisão após 35 anos na elite.

A KNVB, porém, alegou que o clube forneceu informações incorretas e ocultou dados cruciais durante auditorias. Além de não atender consistentemente aos requisitos de licenciamento financeiro e regulatório.

Após o desastre esportivo, o clube, inclusive, buscou medidas emergenciais para manter sua existência. Lançou uma vaquinha virtual, recolhendo cerca de  1 milhão de euros (R$ 6,3 milhões) com doações de ex-jogadores, fãs e membros do elenco. 

Em janeiro de 2025, um grupo de cinco novos acionistas assumiu o controle do clube, absorvendo sua dívida e apresentando um plano de reestruturação. Porém, o caixa continuou deficitário e os compromissos firmados foram descumpridos, incluindo falhas no conselho fiscal e dissolução prematura de fundações de controle financeiro.

Intenção de revogação da licença

Em maio deste ano, contudo, o comitê de licenciamento comunicou formalmente os planos de revogação da licença profissional. A KNVB aplicou uma penalização adicional de 12 pontos, após negar a apelação do Vitesse.

No início de julho, a comissão de apelações da KNVB rejeitou o recurso do Vitesse, mantendo a revogação da licença. Segundo o comitê, o Vitesse apresentou um padrão prolongado de engano, evasão e falta de transparência, portanto, tornando impossível sua continuidade como clube profissional.

Se o recurso judicial for negado, o Vitesse pode ser totalmente excluído das ligas profissionais, com risco de falência e dissolução da operação esportiva – um destino semelhante ao de clubes como o Mouscron, na Bélgica, que tiveram suas licenças revogadas e declararam falência em 2022.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar